Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

Exército leva tradicional evento para cidade do interior e homenageia ex-combatentes

Tupãssi é uma das primeiras cidades interioranas a receber um tradicional evento do Exército Brasileiro e também uma viatura blindada M-41, popularmente conhecida como tanque de guerra. Ela vai servir de monumento em praça pública, junto com um Jeep que foi utilizado pela Força Expedicionária Brasileira (FEB). A entrega oficial dos veículos será nessa quinta-feira (8) às 16h na Praça Central.

07/05/2014 - 19:47


O Exército, por meio da 15ª Brigada de Infantaria Motorizada, decidiu realizar na cidade a Formatura Comemorativa ao Dia da Vitória, evento que celebra o fim da 2º Guerra Mundial. A cerimônia será no Palco de Eventos da Praça Central, com homenagens aos ex-combatentes, seguida de um desfile das tropas pelas ruas da cidade. “São os nossos verdadeiros heróis, os que nós temos que valorizar”, afirma o general Altair José Polsin, comandante da 15ª Brigada.

Também estará em exposição, além do M-41, o novo blindado Guarani das forças armadas. Os monumentos vão homenagear a participação brasileira na Guerra e o ex-combatente Anicheto Battisti, que participou dos combates na Itália. Battisti faleceu em setembro do ano passado, ele foi pioneiro do município e ajudou a construir a cidade. “Estamos muito felizes pelo Exército ter escolhido Tupãssi para sediar este evento. Uma justa homenagem aos nossos heróis da 2ª Guerra”, diz o prefeito José Carlos “Cal” Mariussi. Ex-combatentes que vivem na Região Oeste também vão participar do evento e receber homenagens.

Anicheto Battisti

Anicheto Battisti nasceu em Lajeado, Rio Grande do Sul, no dia 28 de outubro de 1920, onde passou infância e juventude. Aos 21 anos de idade foi para o exército em Uruguaiana. De lá, seguiu para o Rio de Janeiro, após ter se apresentado como voluntário para a 2º Guerra Mundial. Embarcou, em 22 de setembro de 1944, no navio General Meighs com destino à Itália onde permaneceu por um ano no pelotão de minas. Anicheto exercia a função de sapador – soldado que retirava minas terrestres para desarmá-las. Função que exigia coragem, determinação e sangue frio.

Foi pioneiro do município de Tupãssi, onde chegou em outubro de 1963. Ajudou a construir a cidade, teve comércio e terras no local, e foi um dos construtores da igreja que se tornou a paróquia Nossa Senhora de Lourdes. Foi pai de nove filhos. Durante sua vida pôde compartilhar as histórias da 2ª Guerra Mundial. Em uma delas, contou sobre companheiros de batalha que caíram ao seu lado após uma batalha sangrenta contra os nazistas em Montese, entre tantos outros episódios de luta e superação.

Anuncio gene 2