As 12 esculturas foram feitas pelo artista com materiais recicláveis, como tonéis de plástico, chapa offset, parafusos, calotas de carros, pneus de bicicleta, câmaras de ar, cabos de aço, embalagens de amaciante e detergente, CDs e DVDs. Entre as suas criações estão: Arara, Beija-Flor, Maternidade, Cavalo, Alegoria às Artes, DJ Cachorro e Monstro do Lago, além de três peças que podem ser desmembradas.
De acordo com o artista Neimar Proença, o objetivo da exposição é mostrar para a população que os materiais considerados “lixo” podem se transformar em belas esculturas. “Minha intenção é mostrar que os materiais reciclados podem ser utilizados para outros fins através da arte, além de contribuirmos para a preservação do meio ambiente. A divulgação da cultura e da arte é uma necessidade humana. Agradeço a Prati-Donaduzzi pela parceria também na doação de materiais para confecção das peças”, destacou.
Segundo o prefeito de Toledo, Beto Lunitti, o artista transformou o “lixo” em arte. “Além de ser um artista, o Neimar é uma pessoa que inspira, porque mostrou nessa exposição que muitos materiais que são jogados fora podem se transformar em arte”, frisou.
Visitação
A exposição permanece aberta até o dia 31 de maio, de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h e das 14h às 16h, e nos sábados e domingos, das 10h às 18h. A entrada é gratuita. Depois da exposição, as peças serão distribuídas em diferentes locais do município, como praças e parques.