O Fórum irá conceder informações de orientação para implementação de ações viáveis e socialmente responsáveis, que estão diretamente ligadas à acessibilidade. Além disso, também tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento sustentável e para a melhoria das ações locais dirigidas ao tema. A ação acontecerá das 18h às 22h.
Segundo a organizadora do evento, Tatiana Pedroso, a ideia é que por meio do fórum possam ser repassadas informações importantes para as pessoas. “Nós queremos mostrar aos participantes as políticas públicas de acessibilidade e também equipamentos e tecnologias que podem auxiliar os deficientes”. Além disso, Tatiana ainda contou que a expectativa de público para este ano é de aproximadamente 200 pessoas, já que haverá transporte gratuito para os participantes e a presença de intérpretes de libras.
A ideia do fórum é informar as pessoas, não somente deficientes, mas de toda a sociedade, sobre os diversos assuntos que envolvem a acessibilidade local. Outra proposta também é fazer o fórum a cada dois anos, trazendo sempre novidades que envolvem a temática. Para todos os participantes, ao final será emitido um certificado de participação.
Programação
18h – Credenciamento
18h30 – Coffee de recepção e apresentação do Parabedminton Equipe Atacar/Toledo
19h – Abertura
19h40 – Experiência e superação de vida, com Júnior Rasbolt (Deficiente auditivo)
19h50 – Tecnologia Assistiva, com Ênio Brustolin (Construtora Cidade Bela) e Patrícia Hoffmann (Terapeuta Ocupacional)
20h20 – Avanços e objetivos do município de Toledo, Secretaria Municipal de Planejamento e Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito
20h40 – As necessidades das Prefeituras se adequarem a acessibilidade, com Gabriel Gay Léger, Procurador do Ministério Público de Contas junto ao Tribunal de Contas do Estado – TCE
21h20 – Debate
22h – Encerramento