1144x150 %284%29

CULTURA

Exposição conta história da mulher toledana

“Somente municípios como Toledo, que tem uma história tão bonita para contar, com uma convivência em família, com menos de 60 anos de existência, pode ter uma exposição tão bonita como esta”. A afirmação é do prefeito de Toledo, José Carlos Schiavinato, que juntamente com alunos do quarto ano da escola municipal Borges de Medeiros, visitou na terça-feira, 29, no Museu Histórico Willy Barth, a exposição Mulher Pioneira de Toledo. A exposição, aberta no dia 1º de março e que encerrou na terça-feira, 29, resgata um pouco da história da mulher toledana nos primeiros tempos de Toledo.

29/03/2011 - 14:19


São ações simples realizadas pelas mulheres no seu dia a dia, como o preparo das refeições em fogo à lenha, lavar roupa com sabão caseiro no rio, sobre uma tábua de madeira, o uso do ferro com brasa para passar roupas, o trabalho da mulher na roça, levando junto o filho pequeno, entre outros afazeres do dia-a-dia de uma cidade que estava se formando. A exposição também mostra a primeira escola de Toledo, o antigo colégio das irmãs, que deu origem ao Colégio Incomar, um confessionário, ferramentas utilizadas para o beneficiamento de madeira, entre outros objetos.

A mostra retrata ainda momentos de festa e lazer, como a escolha da miss Toledo, os festejos e o meio de transporte utilizado na época. A carroça era o meio de transporte para os noivos e muitos dos convidados nas festas de casamento. Durante a exposição, o prefeito de Toledo também teve a oportunidade de reviver e contar aos estudantes alguns momentos de sua infância, que não era muito diferente dos que estiveram na região. Natural do norte pioneiro, o prefeito contou aos alunos que ajudava no preparo do café, torrando e moendo, antes de chegar à mesa, fresquinho. Alguns dos equipamentos, semelhantes ao que utilizava no norte pioneiro do Paraná, estão em exposição na mostra.
As opções de lazer também eram menores e as crianças inventavam muitas brincadeiras. Além da bola de gude, os pequenos divertiam-se caçando passarinhos. Eles montavam arapucas e aguardavam por horas até capturar um na armadilha. “Aí era uma verdadeira festa”, relembra o prefeito.
Thiago Vinícius de Andrade, e seu colega, Lucas de Souza Valcarenghe, gostaram muito da exposição. Eles se impressionaram com a carroça, utilizada para o transporte dos noivos. A exposição encerrou na terça-feira, e foi vista por centenas de estudantes de escolas de Toledo e de municípios vizinhos, além da comunidade em geral.
Depois da exposição, o prefeito de Toledo também prestigiou uma parte da reunião do Conselho da Mulher. Ele agradeceu o trabalho do grupo e pediu a elas a indicação de uma representante feminina para integrar o projeto Caminhos da Cultura. O projeto prevê a colocação de estátuas de escritores, poetas, entre outras figuras ilustres da cultura, resgatando o trabalho e a contribuição destes para o desenvolvimento da cultura no país.

Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29