A propriedade de ‘Seu Lunkes’ tem 2,2 hectares e conta com uma pocilga com 570 suínos. O biodigestor é herança de um antigo projeto da empresa para qual o produtor trabalha. Mas o desejo é que futuramente se torne uma fonte de energia sustentável para propriedade e até mesmo de renda complementar para a família. “Para mim é uma honra estar recebendo esses jovens aqui e mostrando um pouco do nosso trabalho. Também temos a preocupação com o meio ambiente e sabemos da importância do biodigestor”.
Apesar de não gerar energia, o biofertilizante produzido pelo equipamento é aproveitado na propriedade, assim como em outros locais, por meio da doação do produtor. Segundo o assessor de Captação de Recursos e Relações Institucionais, Luiz Carlos Balcewicz, o gás in natura seria até 21 vezes mais poluente. “Só com essa queima que o produtor realiza já se tem um ganho ambiental muito grande. Dessa forma não se chega a 5% do que seria o metano sem tratamento”, ressaltou.
Yuri Nathan Maschio participa do ‘Encontros e Caminhos – Expedição Rio Toledo’, por meio do Centro da Juventude (CEJU) do Jardim Europa. Segundo ele o encontro é uma grande oportunidade. “É importante para apreendermos mais. A cada palestra, a cada pessoa que a gente conhece é algo a mais de bom acrescentado em nossa vida, principalmente sobre o meio ambiente”. O jovem já conhecia um Biodigestor, mas ainda assim, ficou encantado com a visita. “Meu pai trabalha nessa área então já tive a oportunidade de conhecer antes. Mas acho muito importante e legal essa experiência”, comentou.
Próxima ação
Segunda-feira (12) – 8h30 a 13h30 – Escola Municipal André Zenere, Jardim América. Atividade: Palestra e oficinas: Uso racional de plantas medicinais, condimentares e aromáticas para uma vida saudável e fornecimento de sementes ou folhas secas de plantas medicinais; Teatro: Tooentendendo a bicharada; Teatro biodiversidade; Trupe Raio; Grupo de dança Jardim Europa; Exposição itinerante (Toledo cidade Labor); Depoimento de pioneiros (memória viva); Sonda – terapia do Som com Taças Tibetanas; Grupo de capoeira Senzala (Ceu); Músicas Andinas (Napanga’s); Apresentação musical com Douglas Gonçalves; Oficinas pedagógicas de meio ambiente e cultura; Coleta de eletrônicos; Oficina de poesia – instrutora EdyBraun; Oficina de grafitagem em camisetas – instrutor – Neimar Proença. Cobertura jornalística de educomunicadores.