De acordo com o coordenador de Controle e Combate às Endemias, Genair Grünevald, o sétimo e último caso confirmado aconteceu durante essa semana com uma moradora da região do Jardim Panorama II. Genair informou que os bloqueios mecânicos e químicos já foram feitos na madrugada desta quinta-feira (08) no Centro da cidade, região em que a paciente trabalha e passa a maior parte do dia. “É claro que não queremos registrar novos casos como este, mas se analisarmos o número de casos de dengue de 2014 em relação ao ano passado teremos uma diminuição considerável na circulação do vírus. A queda nesse número no primeiro semestre vem acontecendo graças aos trabalhos realizados pelos agentes de combate às endemias”.
Genair comentou ainda que, além dos bloqueios mecânicos e químicos estão sendo realizados, estão programados para a próxima semana alguns mutirões de limpeza que irão recolher, em pontos estratégicos da cidade, materiais que possam gerar o acumulo de água, evitando assim a infestação do mosquito. “Nós já realizamos dois Levantamentos Rápidos do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) neste ano. O primeiro aconteceu em janeiro e apontou um nível médio de 10,6%. O último foi feito recentemente entre os dias 14 e 17 de abril, e apresentou um índice de 5,9% o que já nos mostra um avanço nas ações”
O coordenador de Controle e Combate às Endemias destacou que o município de Toledo tem conseguido coibir uma possível epidemia diferente de alguns municípios da 20ª Regional de Saúde como Guaíra que conta com mais de mil notificações e 490 casos confirmados. “Outras cidades como Palotina com 42 casos, Terra Roxa com 31 confirmações também estão tenho que trabalhar dobrado para combater o mosquito da dengue. Uma orientação que temos dado é para todas as pessoas usarem repelentes, principalmente aqueles que vão até Guaíra ou, por algum motivo, passem por aquela região”, finalizou.