1144x150 %284%29

POLÍTICA

Fontana entra na disputa da presidência da Amop, mas deseja consenso

O que parecia que ia terminar em consenso deu uma grande reviravolta. A eleição da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP) não vai mais acontecer amanhã. Mais um nome passou a ser cotado e corre no páreo da candidatura a presidência da entidade. A novidade desta manhã foi anunciada por nota divulgada pela assessoria de imprensa de que não havia consenso e por isso a AMOP estava suspendendo a eleição. Depois do prefeito José Carlos Schiavinato ser cotado no último fim de semana na imprensa  como candidato de consenso, outro nome surgiu no cenário da disputa nesta manhã.  O prefeito de Corbélia Eliezer Fontana (PP) foi citado pela imprensa regional como candidatíssimo a assumir a AMOP.

29/03/2011 - 15:20


O atual presidente da Amop, o prefeito de Jesuítas, Aparecido José Weiller Junior concedeu entrevista a Rádio CBN de Cascavel e informou que por não haver consenso foi decidido suspender a eleição que deveria acontecer amanhã. Segundo Weiller, para não haver  um racha na entidade resolveu-se estender as negociações até que haja uma unanimidade a cerca do nome de quem deve assumir a Amop. Ele explica que a entidade vem passando por um processo de maturidade e frisou que há uma unanimidade de que deve haver o consenso e não bate chapa, tanto é que não houve inscrição de nenhuma chapa até o prazo regulamentar vencido às 9 horas de hoje. “Os nomes que se colaram à disposição de maneira legítima não conseguiram chegar a um consenso, por isso protelamos o nosso mandato  até que os prefeitos voltem a conversar e cheguem a um acordo”, declarou.

Weiler destacou que há na disputa vários. Primeiro surgiu o nome do prefeito Luiz Ernesto Giacometti, de Palotina, e na última sexta-feira em Foz do Iguaçu culminou a indicação de José Carlos Schiavinato, de Toledo. Também estão pleiteando a candidatura de consenso o prefeito Claudio Miro Quadros, de Capitão Leônidas das Marques, Leônidas Rodrigues,  de Iracema do Oeste, e o mais novo cotado foi Eliezer Fontana, prefeito de Corbélia . Na opinião do atual presidente da entidade, todos os pré-candidatos têm condições de assumir a presidência pela capacidade administrativa que detém.  
O presidente da Amop informou que amanhã deve acontecer uma reunião na Amop e também na próxima semana, com o objetivo de tentar montar uma chapa de consenso.  Nesta semana ainda deve sair um edital registrando a prorrogação do mandato por até 90 dias. Mas Weiler acredita que a situação se resolva o mais rápido possível, pois segundo ele a sua missão já está concluída a frente da Amop e agora ele vai retornar para resolver as questões do seu município.
Eliezer na disputa
O prefeito de Corbélia Eliezer Fontana (PP) em viagem a Curitiba informou que dentro de um contexto de consenso ele poderá se colocar a disposição da Amop. De acordo com Fontana, que já foi presidente da entidade, é preciso sentar e conversar com os outros pré-candidatos e chegar a um acordo.
Fontana mencionou que foi convidado por alguns prefeitos para voltar a Amop e que por ter um bom diálogo com os prefeitos, com o governador Beto Richa, assim como com o Governo Federal, por meio da senadora Gleise Hoffmann e o minstro Paulo Bernardo, poderá levar seu nome para a rodada de negociações. “Existe hoje alguns nomes que estão cotados, e portanto teríamos que conversar com os outros pré-candidatos e chegar num entendimento”, frisou Fontana que disse ainda que o objetivo maior é manter a unidade da Amop.
A reportagem da Casa de Notícias entrou em contato com o chefe de gabinete do prefeito José Carlos Schiavinato, que não pode se manifestar devido a compromissos já agendados.
 
Por Rosselane Giordani
Sem nome %281144 x 250 px%29