Os representantes dos grupos da terceira idade foram recepcionados com um café da manhã oferecido pela Primato Cooperativa Agroindustrial, parceira do Programa. A responsável pelo ‘Idoso em Movimento’, professora da SMEL Márcia Franciele Spies, explicou que foram repassadas todas as informações necessárias para que os 41 grupos de idosos possam se organizar para as próximas ações. “Entre as atividades programas, estão o Dia Internacional do Desafio, o 1º ‘Arraiá’ Municipal entre outras atividades que os idosos poderão participar”.
Outras ações
Além dos eventos, a secretária de Esportes e Lazer, Marli Gonçalves, expôs que foi dado início aos projetos para a melhoria da qualidade de vida dos idosos, a partir da ampliação da atenção por meio do ‘Idoso em Movimento’. Uma das ações foi firmada na última sexta-feira (09). A SMEL, em parceria com a Universidade Paranaense (Unipar), irá oferecer aulas de Pilates gratuitamente para os participantes do Programa Idoso em Movimento. Os trabalhos serão conduzidos pelo professor da Unipar, Renato Cervilini, coordenador do projeto. Inicialmente quatro acadêmicas de Fisioterapia – Simone Wozniak, Eliane Perusso, Deborah Gouveia e Saynora Lopes – desenvolverão as atividades nos grupos.
Conforme a secretária de Esportes e Lazer Marli Gonçalves Costa, o objetivo inicial é levar a atividade para os 41 grupos que são atendidos pelo ‘Idoso em Movimento’. “Semanalmente dois grupos serão atendidos para vivenciarem a atividade, uma vez que muitos não tem acesso a este tipo de terapia essencial para diminuição das dores musculares, melhora da flexibilidade, postura e outros benefícios”. Após esta experiência, serão criados quatro pólos, por meio do Programa Vida Saudavel, para atendimentos fixos durante a semana aos idosos interessados. As atividades começam em junho e a previsão é que quatro mil idosos possam conhecer o método Pilates.
Outra novidade é a instalação de uma academia de musculação no Ginásio de Esportes Alcides Pan. “A equipe da SMEL, também começará um levantamento nutricional onde, através das informações coletadas, poderão oferecer o melhor caminho para uma vida saudável”, informou Marli Costa. Para os idosos, as notícias foram excelentes. Segundo a participante do ‘Idoso em Movimento’, Elisa Muller, 62 anos, estar em movimento é muito bom. “Desde o início eu participo das atividades. Eu adoro estar em movimento e nunca uso carro ou qualquer outro transporte, prefiro caminhar ou ir de bicicleta, com a idade o corpo exige mais atividades, porque se eu me acomodar perco a minha qualidade de vida”, pontuou a consciente a integrante.
Sobre o Idoso em Movimento
O projeto tem o objetivo de resgatar e valorizar o papel social do idoso, seus saberes, experiências e vivências através de ações gratuitas que reforcem a visão do idoso enquanto cidadãos ativos, proporcionando assim, fundamentos para melhor qualidade de vida. Desde outubro de 2013, o projeto vem atendendo mais de quatro mil idosos. Tudo é realizado através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL), em parceria com a Primato Cooperativa Agroindustrial.