O trabalho será realizado em comemoração a 12° Semana de Museus que é organizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que promove por todo o Brasil exposições ‘Museus: coleções criam conexões’. O tema escolhido pelo município para participar do calendário nacional, apresenta ao público aspectos históricos da formação de Toledo.
Segundo a diretora de Cultura, Cristina Rocha, a exposição destaca fatores significativos para o desenvolvimento no início da colonização de Toledo. “Toda a mostra é divida em etapas, que mostram a história da erva mate, da madeira, agricultura, meio de transporte, aeroporto, comércio, escola, meio de comunicação, casa e religião”, explicou ela.
A expectativa é que todos possam prestigiar um pouco da história do município, por meio dos cenários, que tem por objetivo transportar os visitantes para a época que retratam, informou a assistente administrativa do Museu, Rejane Rauber. “A exposição, dará ao visitante a oportunidade de ampliar os seus conhecimentos sobre a história local, observando mapas, fotografias, textos, obras de arte, bem como objetos, que fizeram parte do cotidiano dos primeiros moradores”.
Atendimento
De acordo com a Diretora de Cultura, Cristina Rocha, escolas podem realizar o agendamento para visitação da exposição, que acontece até o final do ano. “A direção das escolas podem entrar em contato com nós, pelo telefone, (45) 3055-8712 e de acordo com a disponibilidade iremos recebendo as pessoas”, explicou.
A exposição é aberta ao público e acontecerá nas dependências do museu, no endereço Avenida Tiradentes, Centro Cultural ‘Oscar Silva’, no centro de Toledo. Após abertura oficial, a visitação é no horário de funcionamento do Museu, das 8h às 11h45 e das 13h30 às 17h30.