A obra, segundo o prefeito Beto Lunitti, faz parte de uma série de investimento em saúde pública, que é uma das políticas centrais do governo. “A implantação de mais uma UBS na Coopagro, somando-se a que já está em funcionamento, vem para atender uma demanda crescente na região que não era mais comportada pela única estrutura existente na região”.
Segundo o engenheiro civil da Secretaria de Habitação e Urbanismo (SHU) Teodato Zingano Bischoff, quase 40% da obra já está concluída. “A estrutura em si já está pronta, agora será iniciado a fase de acabamento”. A UBS que contará com 589 metros quadrados está sendo construída nos mesmo moldes estruturais das unidades dos Jardins Pancera, Santa Clara IV e Concórdia e terá implantado o Programa Estratégia Saúde da Família (ESF), que tem o foco na saúde preventiva, proposta da Catequese da Cidadania. A previsão de entrega é ainda para esse ano.
A intenção da Secretaria de Saúde com relação ao novo local de atendimento é territorializar o atendimento. O assessor especial em Saúde, Edson Simionato, lembrou que com a UBS será possível redistribuir a população do bairro em duas unidades desafogando o atendimento que até então é realizado em apenas local. “Com a nova unidade o atendimento será ampliado e mais qualificado para população dessa região, com foco no fortalecimento da Atenção Básica”, explicou.