1144x150 %284%29

GERAL

Horário de verão inicia neste sábado

Neste final de semana inicia mais uma edição do horário de verão brasileiro. À meia-noite de hoje (16) para domingo (17), os moradores dos dez estados das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste do país e Distrito Federal devem adiantar seus relógios em 1h. A medida vigora durante 126 dias, terminando à zero hora do dia 20 de fevereiro de 2011, também um domingo. Confira a entrevista em vídeo.

16/10/2010 - 11:06


O principal objetivo, de acordo com a gerente da agência Copel de Toledo, Jair Benke, é trazer um alívio neste período para o sistema elétrico.

“Se você adiantar o seu relógio em uma hora automaticamente ganha uma hora de luminosidade a mais no dia. As atividades feitas no período noturno impactam no consumo de energia elétrica”, afirma.

Indústrias

As indústrias com atividades no período noturno, conforme, Benke, possuem uma faixa considerada pela Copel como horário de ponta - 18h às 21h - neste período existe um impacto de tarifa maior. “Se as indústrias se estenderem até a madrugada a tarifa diminui, porque existe um excedente de energia de 80 a 90% das atividades que requerem fornecimento de energia elétrica. É uma forma de incentivo as empresas de usarem mais a energia da madrugada ao invés de utilizar este horário de ponta”, recomenda.

Consumidores

O gerente da agência Copel de Toledo, Jair Benke, recomenda aos consumidores a manterem os hábitos. Exemplo: Se a pessoa toma banho às 18h, continue com este horário, pois é oportuno se banhar na fase fria ou morna.“Isto reduz em mais de 70%. O deslocamento de 1h e mais de claridade faz com que você deixe de ligar as lâmpadas neste período de uma hora. Tudo isso vai fazer com que tenha um consumo menor.

Pesquisas

Pesquisas de opinião também demonstram que a medida tem recebido a aprovação e conta com a simpatia da maior parte da população, que passa a dispor de uma hora a mais de claridade no final do dia para atividades de lazer. Também a sensação de maior segurança no retorno ao lar ainda com o dia claro depois do trabalho é apontada como fator importante para a boa aceitação da medida.

Regras

A história do horário de verão no Brasil teve início em 1931, durante o governo de Getúlio Vargas, mas só veio a se converter em medida regular e habitual a partir de 1985. Antes disso, a medida era adotada de forma eventual, tendo sido decretada em 1932, de 1949 a 1952, em 1963 e de 1965 a 1967.

Há dois anos, a Presidência da República estabeleceu por meio de um decreto regras duradouras quanto a área de abrangência, época de início e de término do horário de verão. Conforme o Decreto 6558/2008, a medida vale para os estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, incluindo o Distrito Federal, e deve ter início no terceiro domingo de outubro de cada ano. O encerramento acontece no terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte, exceto quando este for o domingo de Carnaval. Nessa circunstância, o encerramento do horário de verão ficará postergado para o domingo seguinte.

Sem nome %281144 x 250 px%29