Segundo a secretária da Cultura, Geni Fabris, o Festin é uma tradição do município, e já faz parte da cultura da população toledana. “O Festin faz parte da vida cultural da nossa gente. Revelou muita gente. Gente que deixou o nosso município por conta da música. Este é um festival local, justamente para a valorização dos artistas locais”, afirmou.
O Festin já é realizado há 39 anos, revelando talentos. Isso foi destacado pelo representante do deputado Elton Welter, Marcos Sanches. “O Festin é o retrato da Secretaria da Cultura, aonde ele é um evento extremamente democrático, revelador, inclusivo, dando a oportunidade para várias categorias, infantil, juvenil, adulto, das mais variadas áreas, classes e opções. Nada mais representativo em uma comunidade do que nós vermos um festival de 39 anos e tantos talentos revelados ao longo desses anos”.
O prefeito Beto Lunitti, que está em viagem à Brasília, foi representado pelo vice-prefeito, Adelar Hosbach - Pelanka, que também comentou sobre os longos anos ininterruptos que o festival acontece. Ele ainda desejou sorte aos participantes, dizendo que seria uma noite muito emocionante. “É uma noite fria lá fora, mas com certeza vai ser muito calorosa aqui dentro”, finalizou.