As atividades serão desenvolvidas em parceria com os acadêmicos do curso de fisioterapia da Universidade Paranaense (Unipar), campus Toledo, sob a orientação do coordenador do projeto, Renato Cervilini. “Semanalmente dois grupos serão atendidos para vivenciarem a atividade, uma vez que muitos não têm acesso a este tipo de terapia essencial para diminuição das dores musculares, melhora da flexibilidade, postura e outros benefícios”, afirmou a secretária da SMEL, Marli Gonçalves Costa. Após esta experiência, serão criados quatro pólos, por meio do Programa Vida Saudável, para atendimentos fixos durante a semana aos idosos interessados.
Outra novidade é a academia de musculação que a SMEL passará a ter. Com ela, não somente os idosos, mas também todos os atletas toledanos serão beneficiados. “O idoso perde muita massa muscular, então para ficar saudável precisa praticar exercícios com um profissional qualificado ao lado. Além disso, os atletas também precisam de um local para que possam utilizar”, expôs a secretária. Já a clínica de fisioterapia servirá tanto para o idoso que precisar, como para o atleta, que será uma prevenção até mesmo para lesões. Para atuar na clínica, será contratado um profissional, isto também em parceria com o curso de fisioterapia da Unipar. Marli ainda contou que as duas atividades serão desenvolvidas no Ginásio Alcides Pan “já que lá funciona o Idoso em Movimento e também o paradesporto, tendo toda a acessibilidade necessária”, disse Marli.
Para os idosos, as notícias foram excelentes. Segundo a participante do ‘Idoso em Movimento’, Elisa Muller, 62 anos, estar em movimento é muito bom. “Desde o início eu participo das atividades. Eu adoro estar em movimento e nunca uso carro ou qualquer outro transporte, prefiro caminhar ou ir de bicicleta. Com a idade o corpo exige mais atividades, porque se eu me acomodar perco a minha qualidade de vida”, pontuou a integrante.
Sobre o Idoso em Movimento
O projeto tem o objetivo de resgatar e valorizar o papel social do idoso, seus saberes, experiências e vivências através de ações gratuitas que reforcem a visão do idoso enquanto cidadãos ativos, proporcionando assim, fundamentos para melhor qualidade de vida. Desde outubro de 2013, o projeto vem atendendo mais de quatro mil idosos. Tudo é realizado através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL), em parceria com a Primato Cooperativa Agroindustrial.