A programação de hoje (16/05) começou às 8 horas com as apresentações orais das mesas temáticas de Educação e Meio Ambiente, nas salas de aula do Bloco E. Neste mesmo horário, a mesa redonda coordenada pela professora Adriane Martins, mostrou e discutiu os projetos da área da saúde desenvolvidos nos cinco campi da Unioeste.
Adriane explica que todos os projetos visam melhorar as condições e a qualidade de vida das pessoas. A Universidade “desenvolve projetos interdisciplinares, multiprofissionais e em parceria com outras instituições, que visam à promoção da saúde e prevenção de doenças, abrangendo inclusive as áreas do esporte e alimentação”, ressalta Adriane. Assim, mesmo os campi que não têm cursos desta área podem oferecer projetos, visto que, por exemplo, a alimentação faz parte da saúde.
São 68 projetos em todos os níveis de atenção, que envolvem a prevenção, recuperação e reabilitação das pessoas. Desse total, 39 estão no campus de Cascavel, que concentra o maior número de cursos da área da saúde, oito em Foz do Iguaçu, seis em Francisco Beltrão, cinco em Marechal Cândido Rondon, seis em Toledo, dois no Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP) e dois na Reitoria.
A tarde, a partir das 13h30 começa a mesa redonda do Programa de Desenvolvimento da Educação (PDE), com a participação do coordenador do PDE da Unioeste, Marco Antonio Batista Carvalho, da Universidade Estadual de Maringá, Silvia Pereira Gonzaga de Moraes e da Universidade Estadual de Londrina, Vladimir Moreira.
Ás 15h45 a atividade cultural com Elaine Cristina, traz música popular brasileira, em seguida serão divulgados os trabalhos selecionados para o SEURS e o encerramento contará com a apresentação da banda Terra Celta.
Trabalhos selecionados
Segue abaixo a relação de trabalhos selecionados, pelos coordenadores de mesas temáticas, para representar a Unioeste no Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (SEURS), que este ano será em Curitiba nos dias 18 a 20 de agosto.
Texto: Neusa Carneiro
Foto: Januir Vieira Filho