Alguns locais já contaram com a ação, como a Avenida Ministro Cirne Lima, o semáforo do Teatro Municipal e a Praça Willy Barth. Segundo o diretor de Trânsito e Rodoviário, Fabiano de Paula Faria, o objetivo da campanha é a conscientização da população, por isso estão sendo feitas as blitze e panfletagens de duas a três vezes por semana. “Procuramos sempre ir a vias diferentes, para que o maior número de pessoas sejam atingidas pela campanha”, afirma.
A secretaria formou ainda algumas parcerias para que a campanha seja realizada com a maior eficácia possível. “Para auxiliar na divulgação da campanha fizemos parceria com algumas autoescolas e agora também com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), aqui de Toledo, para os acadêmicos também auxiliarem nas atividades”, contou Fabiano.
O Secretário de Segurança e Trânsito, Paulo dos Santos destacou a importância do município aderir a Campanha. “Não poderíamos ficar de fora, pois a maior segurança do trânsito é uma responsabilidade de todos nós”.
Paulo dos Santos lembra também que o projeto de estruturação do trânsito, em andamento, também visa um trânsito seguro. “Discutimos este projeto em diversas audiências públicas, o quadrilátero central detém o maior índice de acidentes de trânsito. As intervenções que estamos promovendo, além de melhorar o fluxo, visam diminuir o número de acidentes. A Campanha do Maio Amarelo, nos alerta para que a sinalização, a melhoria das vias pode ajudar, mas a nossa postura como condutores e pedestre é que fará a grande diferença. E é isso que desejamos: sensibilizar a sociedade que é preciso dar preferência à gentileza no trânsito, o respeito as sinalizações, e principalmente, respeitar a vida”, defendeu o Secretário.
As atividades durarão até o fim do mês, e buscam acompanhar o sucesso de outros movimentos, como o “Outubro Rosa” e “Novembro Azul”, os quais, respectivamente, tratam dos temas câncer de mama e próstata.