Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

SAÚDE

Governo Municipal dá continuidade aos investimentos no Programa de Fitoterapia em Toledo

O Programa Nacional de Plantas Medicinal e Fitoterápico acontece desde 2009 e Toledo atua desde 2012, já sendo considerada referência nacional

21/05/2014 - 08:53


O prefeito Beto Lunitti assinou, na terça-feira (20), a compra de vidrarias e equipamentos para a Farmácia Pública de Manipulação. O objetivo é atender os critérios de desenvolvimento do Projeto de Implantação de Produtos e Serviços de Fitoterapia e Plantas Medicinais no Sistema Único de Saúde (SUS) de Toledo. O Programa Nacional de Plantas Medicinal e Fitoterápico acontece desde 2009 e Toledo, junto com Foz do Iguaçu e Pato Bragado, atuam desde 2012, já sendo considerado referência nacional.

Segundo a coordenadora do Programa no município, Elenir Rudek, essa foi a primeira etapa das compras, que é realizada por categorias. “Ainda não temos previsão de quando conseguiremos adquirir tudo o que é preciso, mas o projeto continua crescendo em Toledo, com grandes expectativas de sucesso”.

O município já conta com mobiliário e equipamentos como balança e aparelho para realização de preparação dos fitoterápicos para o consumo. Além disso, parte dos insumos para plantio já foi adquirido e a previsão é que a ação seja realizada no início do próximo mês. “Nós também já conseguimos contratar uma servidora para gerenciamento do Horto dois farmacêuticos, dois estagiários e a empresa para matriciamento e protocolo de atendimento”, afirmou Elenir ao destacar que os servidores atuam na Farmácia Escola e na Farmácia de Manipulação do município.

Os avanços foram possíveis por meio da potencialização do projeto, promovida pelo Governo Municipal. “Entendemos a importância desse programa que vem ao encontro das propostas para saúde pública dessa gestão, que é o fortalecimento da Atenção Básica, com vista na promoção da Saúde”, finalizou o prefeito Beto Lunitti.

Fitoterapia

Toledo conta com um arranjo produtivo local de plantas medicinais, que tem por objetivo formar uma cadeia sustentável na própria região. Segundo a assistente social, Denise Liell, o município é um dos 14 projetos de todo Brasil. “Queremos melhorar a cada dia esse projeto, trabalhando com os próprios profissionais da saúde a preparação”, comentou ao destacar a importância do evento.

Atualmente o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece 12 medicamentos fitoterápicos. Entre as opções estão Guaco, Espinheira Santa, Unha de Gato, Transagem, Salgueiro, Menta, Babosa, Alcachofra entre outros, informou Roseli. Segundo o assessor especial em Saúde, Edson Simionato, a fitoterapia deve crescer ainda mais. “Essa opção de tratamento pode colaborar para que muitos pacientes possam melhorar de forma tranquila e proporcionar qualidade de vida, por isso é importante a formação dos profissionais da área e o investimento dos municípios, a exemplo de Toledo”.

Sobre o Programa Nacional de Plantas Medicinal e Fitoterápico

Segundo o Ministério da Saúde, os fitoterápicos são medicamentos que desempenham um papel importante em cuidados contra dores, inflamações, disfunções e outros incômodos, ampliando as alternativas de tratamento seguras e eficazes.

O Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, instituído em dezembro de 2009, tem como objetivo inserir, com segurança, eficácia e qualidade, plantas medicinais, fitoterápicos e serviços relacionados à Fitoterapia no SUS. O programa busca também promover e reconhecer as práticas populares e tradicionais de uso de plantas medicinais e remédios caseiros.

A partir de 2009, o SUS passou a ampliar a lista de medicamentos fitoterápicos disponíveis na assistência farmacêutica básica em todo o país. Atualmente, são oferecidos 12 fitoterápicos derivados de Espinheira Santa, para gastrites e úlceras, e de Guaco, para tosses e gripes entre outros.

Anuncio gene 2