Após mais de um ano de debates e tratativas, a diretoria da unidade BRF de Toledo apresentou à Prefeitura a Declaração do Fisco Contábil (DFC). O documento valida a volta do repasse do valor adicional gerado pelas exportações ao município, o que influencia na arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para Toledo. Desde 2011 a empresa havia adotado a medida de transferir os produtos que exporta para a unidade de Paranaguá a preço de custo e naquela cidade emitir nota a preço de venda. Os benefícios desta ação foi ressaltada pelo prefeito, nesta terça-feira (20), em visita da comitiva de marketing da empresa.
Em encontro realizado no mês de fevereiro, o diretor da unidade, Décio Panazzolo e o gerente Rafael Menutti, destacaram que a conquista do município no retorno do ICMS é fruto do bom relacionamento entre prefeitura e a empresa. “Isso tem sido primordial para avanços. A empresa tem contribuído muito com o município com doação de caminhão e realização de campanhas, que em contrapartida também tem estado sempre à disposição para auxiliar no que for possível quando requisitado”, comentou Menutti.
O secretário da Fazenda, Neuroci Frizzo, ressaltou que o retorno da arrecadação do valor adicional será de fundamental importância para o município. “Estamos pleiteando isso desde que assumimos porque entendemos a importância desses recursos no próprio investimento do município em ações que contribuirão com a empresa e com a comunidade. A BRF já representou mais de 40% da nossa arrecadação, hoje devido ao crescimento da cidade corresponde a um valor menor que poderá ser mais elevado com essa conquista”, comentou.
Com o aumento na arrecadação do retorno de ICMS de 2015, a administração pretende dar início ao programa de asfaltamento dos acessos às propriedades rurais. “Nosso objetivo é garantir um melhor escoamento da produção agropecuária, o que contribui com o trabalho de vocês, além de melhorar a qualidade de vida do homem do campo e um dos condicionais para esse programa, será a emissão da nota do produtor rural”, explicou o prefeito Beto Lunitti.
De acordo com o prefeito, o bom relacionamento da administração municipal com a empresa deve permanecer. “Dentro desses quase um ano e meio de governo só temos o que comemorar, com ações de esforço mútuo e colaboração, que certamente contribuem com a população de Toledo”.