Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

Prefeitura e Emdur firmam contrato para obras da Rua Carlos Sbaraini

Uma das principais obras projetadas para Toledo em 2014 deve ser iniciada nos próximos dias. A revitalização da Rua Carlos Sbaraini é uma reivindicação antiga dos moradores daquela região e as discussões sobre sua reestruturação foram iniciadas ainda no ano passado, quando técnicos e servidores participaram de uma reunião com a população. Com a remodelação, a Carlos Sbaraini contará com estacionamento e duas pistas de rolamento, nova pavimentação, recuos, ciclovia compartilhada com o passeio em paver táctil, abrigos para ponto de ônibus, arborização, entre outras intervenções necessárias. A obra está orçada em R$ 1.159.383,58. Destes, R$ 191.753,49 serão aplicados na iluminação pública que será implantada na via.

22/05/2014 - 22:07


Os trabalhos serão executados pela Empresa de Desenvolvimento Urbano e Rural de Toledo (EMDUR) e começarão logo que a Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel) faça a realocação da rede elétrica. “Dependemos desta ação para iniciarmos. Sabemos que a empresa que irá realizar o procedimento já recebeu a ordem de serviço e agora aguarda a liberação dos materiais pela Copel para começar às intervenções”, comunicou o secretário de Planejamento Estratégico de Toledo, Jadyr Cláudio Donin. Segundo ele, após esta etapa a Prefeitura irá realizar as intervenções nas galerias pluviais enquanto a Sanepar implantará a rede seca para o esgoto. “Devido a estas dependências ainda não podemos afirmar com certeza a data para o término das obras”.

Outra mudança que faz parte do projeto é a retirada da arborização e o plantio de novas mudas seguindo a regulamentação do Plano Municipal de Arborização Urbana de Toledo (PMAUT). “O projeto contempla uma nova arborização. Excluiremos 82 árvores que estão desproporcionais e plantaremos 116 espécies adequadas, que não afetem a iluminação pública”, explicou Jadyr.

O prefeito Beto Lunitti destacou que as intervenções vão trazer diversas melhorias para a população que reside na região, como segurança, conforto e valorização dos imóveis. O gestor enfatizou ainda que a administração municipal optou por utilizar recursos da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) na realização das obras. “É uma das maiores obras estruturais que vamos realizar neste ano. Também haverá investimento em outros locais – Avenida União e Rua Cristo Rei – todos contemplados com bons projetos arquitetônicos, visando a segurança e a comodidade para os cidadãos”, concluiu.

Quem também destacou o investimento foi o superintendente da Emdur, Ascânio Butzge. De acordo com o responsável pela execução da obra, este trabalho vai demandar muito empenho por parte da Empresa. “Estamos felizes porque levaremos uma reurbanização belíssima para uma região que tem um desenvolvimento muito acelerado. Logo mais serão edificadas obras como Unidade Básica de Saúde, novos empreendimentos imobiliários, entre outros investimentos, e o Panorama estará preparado para isso”, afirmou.

Mais investimentos

O secretário de Planejamento Estratégico, Jadyr Donin, acrescentou que mais revitalizações deverão acontecer, respeitando as características de cada via. “Realizamos estudos durante o ano passado e agora é o momento de agir. Este modelo é considerado ideal pelos técnicos, porém somente será implantado se houver condições”. Algumas ruas, segundo o secretário, não têm compatibilidade com este modelo, como na Rua Getúlio Vargas, que corta a Vila Boa Esperança. Na Rua Capitão Leônidas Marques é possível a aplicação deste modelo, bem como na Avenida Senador Atilio Fontana, que já tem os levantamentos topográficos realizados.

Anuncio gene 2