O programa acontece sempre no mês de janeiro. Na primeira semana, os Jovens Embaixadores visitam a capital dos Estados Unidos, Washington-DC, participam de reuniões com autoridades do governo, visitam escolas públicas e projetos sociais. Após a programação na capital americana, os Jovens Embaixadores viajam para estados-anfitriões, onde são hospedados por famílias voluntárias, frequentam aulas em escolas da região, participam em atividades de voluntariado, fazem apresentações sobre o Brasil e fortalecem seu perfil de liderança.
Participe
Este ano, o programa abriu 50 vagas. Para participar, o jovem deve ter entre 15 e 18 anos, ser brasileiro, ser aluno do ensino médio na rede pública, jamais ter viajado para os Estados Unidos, ter boa fluência oral e escrita em inglês, ter excelente desempenho escolar, além de estar engajado em atividades de responsabilidade social e comprovar ao menos 12 meses – contínuos ou não – de voluntariado.
As inscrições podem ser feitas pelo facebook (https://www.facebook.com/JovensEmbaixadores) até 8 de agosto. Se o aluno preencher os pré-requisitos básicos do programa, ainda há mais cinco etapas: envio de documentos comprobatórios dos pré-requisitos, revisão dos documentos por uma instituição parceira do programa, prova escrita, exame oral e seleção pela Embaixada dos EUA.
A lista dos aprovados deve ser publicada até 24 de outubro no site. Os jovens selecionados embarcam para os Estados Unidos em 9 de janeiro de 2015 e retornam em 1º de fevereiro do mesmo ano.
Em 2013, foram registradas mais de 12 mil inscrições. Desde a criação do programa, em 2003, 367 estudantes já participaram. Um dos participantes do Programa em 2014 foi o jovem Renan Alex Kuntz, de Toledo, que também foi aprovado na Universidade de Tulsa (University of Tulsa), e está fazendo uma campanha na Internet (http://benfeitoria.com/renanemtulsa) para arrecadar fundos para manutenção de suas despesas nos Estados Unidos durante seu período de estudos.
EDUCAÇÃO
Aberta as inscrições para o Programa de Intercâmbio Jovens Embaixadores 2015
Estão abertas até o dia 08 de agosto as inscrições para a edição 2015 do programa Jovens Embaixadores. O Programa é um intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos para estudantes brasileiros de destaque na rede pública de ensino, oferecendo a esses jovens a oportunidade de expandir seus horizontes e, ao mesmo tempo, fortalecer os laços de amizade, respeito e colaboração entre o Brasil e os Estados Unidos.
Mais lidas
- 1Brasil atinge novo recorde com 350 milhões de toneladas de grãos
- 2Toledo avança para implantação de Observatório de Indicadores Econômicos e Sociais
- 3Caça e Pesca já vive atmosfera da 52ª Festa Nacional do Porco no Rolete
- 4Adeus a Luís Fritzen
- 5Artista ressalta pluralidade do circo durante Mostra em Toledo
Últimas notícias
- 1Cesta básica de Toledo registra quarta queda consecutiva, mas ainda acumula alta no ano
- 2Valor 1000 reconhece o Sicredi entre as 100 maiores instituições financeiras do país
- 3Funtec discute atualização da lei de regulamentação em reunião extraordinária
- 4Toledo define cronograma de atividades da Semana Nacional de Trânsito 2025
- 5A sutil política da inércia