Conforme a secretária de Esportes e Lazer de Toledo, Marli Gonçalves Costa, o JATOO é a primeira competição toledana com apoio do Governo Federal. “Nunca na história havíamos buscado o apoio para competições e eventos junto ao Ministério do Esporte”, afirmou Marli lembrando que obras como o do Centro de Iniciação Esportiva (CIE), que será construído no São Francisco, e o repasse de recursos para o voleibol, além deste aporte para o JATOO ultrapassam a casa dos R$ 4 milhões. “Nossa intenção é dar condições para que nossos jovens possam praticar atividades físicas gratuitas e com qualidade”, comentou.
O envolvimento de 22 entidades foi destacado pelo prefeito Beto Lunitti. “São mais de dois mil atletas participando. O JATOO representa mais um passo somado a tudo que foi traçado como meta de governo para uma reestruturação da SMEL e a disseminação do esporte para os bairros. Tudo isso aos poucos estamos conseguindo atingir, o que nos deixa muito felizes”. Beto parabenizou o empenho de atletas e lembrou que a competição tem o apoio do Ministério do Esporte, por meio de uma emenda parlamentar do deputado federal Zeca Dirceu.
Além do prefeito Beto Lunitti e da secretária Marli Costa, o deputado estadual Elton Welter, os vereadores Rogério Massing e Sueli Guerra e diversos secretários e assessores municipais participaram da cerimônia. Rogério Massing afirmou que muito se tem feito pelo esporte por meio da SMEL. “Atualmente, a SMEL consegue gerenciar as modalidades desportivas visando competições onde os toledanos a cada dia mais tem alcançado o sucesso nacional e internacional, sem esquecer do esporte como meio de transformação social”, comentou.
Logo após a cerimônia, já começaram as disputas do futsal com duas partidas. Pelo feminino a Polícia Militar do Paraná foi derrotada pelo Incomar/Ser Prati/Sicoob, 5 a 1, e no masculino a AABB venceu por 5 a 2 a equipe de Vila Nova.
Modalidades
O JATOO irá contemplar 23 modalidades sendo elas atletismo, basquetebol, badminton, bocha sintética e de areia, bolão, bilharito 8, canastra, futsal, ginástica rítmica (GR), handebol, judô, karatê, natação, rugby, sinuca, tênis de campo e de mesa, truco, voleibol, vôlei de areia e xadrez. “A novidade para este ano que será o point combat, que envolve diversas artes marciais”, informou o coordenador da competição George Luiz Bertozzi Correa (Cebola).
Sobre a premiação, Cebola explicou que serão distribuídos troféus para os primeiros e segundos lugares e medalhas os três primeiros colocados. “Vamos ter também um troféu transitório já que nossa intenção é que essa competição aconteça nos anos posteriores”, comentou.