Desde a segunda-feira (26), os servidores municipais participam de um curso visando a capacitação técnica em relação ao atendimento à pessoa com deficiência física ou intelectual. A formação é promovida pela Escola de Administração Pública do Municipal (Escola de Governo), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SMED), e segue até na sexta-feira (30). O evento, que acontece no auditório do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SerToledo) conta com 30 participantes de diversas secretarias.
A ação foi proposta depois da realização de estudos específicos das Câmaras do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, realizado no ano de 2013, e surgiu através de negociações entre o Conselho, a Câmara Municipal de Vereadores e a Prefeitura de Toledo. O projeto foi apresentado para a Escola de Governo em fevereiro, quando a comissão da Coordenadoria da Pessoa com Deficiência e Paradesporto (CMPCD) e a direção da Escola de Administração Pública atualizaram alguns dados do projeto e incluíram os palestrantes, todos servidores do município de Toledo.
Ação
Os servidores que participam da capacitação possuem cargos, por exemplo, de recepcionistas, atendentes, auxiliares administrativos, assistentes sociais e agentes de saúde. O curso visa abranger todas as Secretarias Municipais. Segundo a coordenadora da Escola de Governo, Cláudia Carneiro da Silva, os conteúdos abordados estarão a Recepção e Atendimento a Pessoa com Deficiência, a forma de abordagem, acolhimento e comunicação. “São 40 horas de curso que possibilitarão aos servidores uma qualificação para esse tipo de atendimento, melhorando o relacionamento com a própria população”, explicou. Entre os palestrantes estão, especialistas em educação especial, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, técnicos em segurança do trabalho, psicólogos e profissionais do Centro de Atendimento Especializado na Área de Deficiência Visual (CAEDV).
De acordo com a coordenadora da Pessoa com Deficiência e Paradesporto, Tatiana Figueiredo Pedroso, o curso proporcionará qualidade no atendimento público, voltando ao portador de necessidade especial. “Todos possuímos os mesmos direitos, entre eles está ser bem atendido e recepcionado em qualquer ambiente ou serviço. Essa ação do Governo Municipal fará a diferença daqui pra frente”, expôs. Já para a participante, a assistente social da secretaria de saúde, Neiva Fernandes, essa preocupação em melhorar o atendimento ao portador especial é importante. “Inúmeras pessoas não possuem técnicas ou maneiras para poder acolher, informar ou auxiliar um portador de necessidade especial, e desta forma estaremos preparados a melhor atender”, complementou.
O curso
O curso se estende durante toda a semana e apenas na quinta-feira (29), no período matutino, não ocorrerão atividades. As componentes das comissões do CMPCD para este projeto são coordenadora do setor de Educação Especial da SMED, Ana Paula Santi, a diretora da Associação de Pais e Amigos de Deficientes Auditivos (APADA), Denise Debus, e a coordenadora da Pessoa com Deficiência e Paradesporto da Prefeitura, Tatiana Figueiredo Pedroso.