Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

SAÚDE

Na 20ª Regional de Saúde, Guaíra tem elevado e preocupante número de casos de dengue

“Mesmo com a chegada de temperaturas mais baixas a população toledana precisa manter-se alerta em relação à dengue”. Esta afirmação foi feita pelo coordenador de Controle e Combate às Endemias, Genair Grunevald, na terça-feira (27), ao confirmar o 16º caso da doença em Toledo. O caso é autóctone – quando o paciente não se ausentou do município – e foi registrado na Vila Boa Esperança. Na abrangência da 20ª Regional de Saúde, Guaíra com quase um quarto da população de Toledo, dados da semana passada, já confirmava mais de 600 casos de dengue.

27/05/2014 - 20:47


Em relação aos outros municípios da região, segundo informações da última quinta-feira (22), já que a direção da 20ª Regional de Saúde não autorizou o repasse dos dados atualizados para a Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura, Toledo ainda ocupa uma posição tranquila. A situação mais preocupante ocorre em Guaíra, com 32 mil habitantes, que possui 611 confirmados e 1472 notificações de acordo com os dados oficiais divulgados na última semana.  

“Mesmo com uma baixa incidência, por mérito de todas as ações que a Coordenadoria de Controle e Combate às Endemias tem realizado por meio de seus agentes e com a colaboração da população, não podemos nos descuidar”, frisou Genair.

O coordenador acrescentando que na região onde ocorreu a contaminação já está sendo realizado o bloqueio mecânico. Os trabalhos ocorreram  durante todo do dia de hoje (terça-feira) e, na quarta-feira (28), será feita a pulverização com bomba costal. “São ações previstas no protocolo quando há identificação do caso”.

O coordenador lembrou que onde são encontradas as larvas é feita a eliminação dos criadouros, seja com a destruição dos recipientes ou com a aplicação de larvicida. Além do trabalho dos agentes, a principal ferramenta para coibir uma epidemia e a conscientização. Além disso, segundo Genair, ainda está programado um mutirão para o recolhimento dos materiais que servem como criadouros. “Os moradores são comunicados com 48h de antecedência do dia em que o caminhão vai passar fazendo a coleta. As pessoas devem colocar o que é para ser levado nas calçadas e os servidores municipais recolhem para dar o destino adequado”, comentou.

Casos de dengue em Toledo

Vila Boa Esperança – 1 caso autóctone

Jardim La Salle – 1 caso autóctone

Linha São Paulo – 1 caso autóctone

Distrito de Vila Nova – 3 casos autóctones

Jardim Panorama II – 1 caso autóctone

Jardim Kromann – 1 caso autóctone

Jardim São Francisco – 1 caso autóctone

Jardim Tocantins – 1 casos importados

Jardim Pancera – 2 casos importados

Jardim Planalto – 1 caso importado

Jardim Tancredo Neves – 2 casos importados

Linha Acaraí – 1 caso importado

com Infonrmações da assessoria

Anuncio gene 2