A secretária da SMEL, Marli Gonçalves Costa, afirmou que Toledo vive hoje um momento especial em relação às políticas que viabilizam e oportunizam aos cidadãos a realização de atividades físicas. “Com todo este esforço, não podíamos deixar passar em branco o Dia do Desafio”.
O envolvimento da comunidade com a prática de esportes em Toledo é visível e mostra disso são os Jogos Abertos de Toledo (JATOO), competição em andamento que envolve 22 entidades e aproximadamente dois mil atletas. Além disso, a aproximação da SMEL com as diversas entidades e associações esportivas tem levado o desporto para todos os bairros.
Um exemplo é a realização do 1º Skate Clube e Esportes Radicais, que acontece no domingo (01/06), às 14h, no Parque Ecológico Diva Paim Barth. “Essa é uma nova proposta em parceria com os skatistas e praticantes de esporte radicais, que estarão orientando as crianças que querem iniciar na modalidade, e fazendo suas apresentações. A idéia do governo é ampliar as estruturas para essas modalidades no próximo semestre”.
Dia do Desafio
Para competir com Léon, na Nicarágua, algumas atividades foram propostas pelo Governo Municipal. No início da manhã, integrantes do Programa Idoso em Movimento estiveram no Parque Urbano Frei Alceu, no Jardim Porto Alegre, para a Caminhada da Saúde. Além disso, os servidores do Paço Municipal também participaram de uma atividade comandada pela professora da SMEL Josiane Benvenutti. Quem também se movimentou foi um grupo formado por crianças, jovens e idosos do Jardim Coopagro. A ação envolveu estudantes das escolas e centros municipais de educação infantil do barirro, representantes da terceira idade que frequentam o Centro de Revitalização da Terceira Idade Doutor Ernesto Dallóglio (CERTI/Coopagro) e do Centro da Juventude Mariana Luiza Von Borstel (CJU/Coopagro).
A coordenadora do Idoso em Movimento, Márcia Franciele Spies, falou sobre a importância da prática das atividades físicas na melhor idade. “Nosso corpo é uma máquina e se essa estrutura ficar parada enferruja e começam a surgir os problemas. Além disso, essas práticas refletem na melhora do condicionamento físico, sistema respiratório e cardiovascular e nos impactos causados pelo envelhecimento”. Márcia ainda informou que as atividades como idosos tiveram o apoio da Secretaria de Saúde que disponibilizou profissionais para executarem a aferição de pressão arterial, nível de glicose de cada participante. “O Idoso em Movimento atende a 41 grupos de idosos, incluindo a APA – Lar dos Idosos. Para participar basta ligar na SMEL (45) 3378-5753 e verificar o local mais próximo onde acontecem as atividades”.
Os benefícios destas ações também são sentidos pelos praticantes. Domingos Rotta, de 77 anos, participou da Caminhada da Saúde e recomendou e afirmou: “O bom seria que todos participassem do Dia do Desafio”. Segundo ele, isso me faz muito bem. “Os exercícios me fazem sentir um jovem de 30 anos é uma pena que eu não comecei isso antes. Eu recomendo a todos que esteja com vigor que comecem a se exercitar”. Animado, Domingos disse que já está até pensando em voltar a jogar bola. Debutando no Dia do Desafio, Terezinha Joana Zanella disse que há dois meses participa do Idoso em Movimento. “Uma amiga me convidou e agora eu me arrependo em não ter começado antes. Depois desse tempo minhas dores no corpo sumiram e não preciso de remédios para dormir. Eu recomendo e se pudesse eu iria me mexer todos os dias”, comentou.
Além das atividades desenvolvidas no Parque Urbano Frei Alceu, os servidores do Paço Municipal também participaram de uma ação. Entre eles estava o secretário de Meio Ambiente, Leoclides Bisognin. “Deveríamos fazer isso todos os dias. Vejo outras pessoas caminhando ou correndo e eu me pergunto por que eu não faço estou fazendo o mesmo, será por preguiça ou falta de tempo. Devemos nós organizar melhor, deixar um pouco de lado as reuniões e demais compromisso do dia a dia e dar mais importância a nossa saúde”. Bisognin ainda destacou que visando o bem estar dos cidadãos, a Prefeitura instalará mais 15 módulos “Estação Saúde”, com o objetivo de proporcionar a prática de esportes e qualidade de vida para a população toledana.