Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Capacitação continuada em farmacologia fitoterápica acontece hoje

A ação vai capacitar a equipe multiprofissional de saúde que atua no projeto de fitoterapia e divulgar novos conhecimentos sobre plantas medicinais

29/05/2014 - 08:34


Na quinta- feira (29) acontece o encontro de capacitação continuada em farmacologia fitoterápica voltada para profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS). A ação será realizada no auditório da Universidade Paranaense (Unipar) Campus I entre as 9h e 12h e às 13h30 e 17h30. São esperados para o curso um total de 100 participantes, entre médicos, odontologistas, farmacêuticos, enfermeiros, psicólogos, nutricionista e assistentes sociais de Toledo, Pato Bragado e Foz do Iguaçu.

De acordo com a diretora do Departamento de Assistência Farmacêutica, Fabiana Trento, a ação tem por objetivo capacitar a equipe multiprofissional de saúde que atua no projeto de fitoterapia, assim como, divulgar aos profissionais novos conhecimentos sobre plantas medicinais e fitoterápicas, promovendo um resgate dos conhecimentos tradicionais populares em Plantas Medicinais. “Através da capacitação é possível agregar mais conhecimento e trocar experiências, de forma que os profissionais se interem das diferentes opções terapêuticas e ampliem o leque de possibilidades de tratamentos”, explicou Fabiana.

O curso de capacitação enfatiza também, o conceito de que os fitoterápicos devem ser receitados como complemento na medicação, e não como substituição do tratamento indicado pelo médico, pontuou a diretora. O evento será ministrado pela Doutora Marli Madalena Perozin, da Secretaria de Saúde do Estado do Paraná (SESA) e pelo professor do curso de Farmácia e pesquisador Doutor Euclides Lara Cardoso Junior.

Fitoterapia

Toledo conta com um arranjo produtivo local de plantas medicinais, que tem por objetivo formar uma cadeia sustentável na própria região. Segundo a assistente social, Denise Liell, o município é um dos 14 projetos de todo Brasil. “Queremos melhorar a cada dia esse projeto, trabalhando com os próprios profissionais da saúde a preparação”, comentou ao destacar a importância do evento.

Atualmente o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece 12 medicamentos fitoterápicos. Entre as opções estão Guaco, Espinheira Santa, Unha de Gato, Transagem, Salgueiro, Menta, Babosa, Alcachofra entre outros, informou Roseli. Segundo o assessor especial em Saúde, Edson Simionato, a fitoterapia deve crescer ainda mais. “Essa opção de tratamento pode colaborar para que muitos pacientes possam melhorar de forma tranquila e proporcionar qualidade de vida, por isso é importante a formação dos profissionais da área e o investimento dos municípios, a exemplo de Toledo”.

Anuncio gene 2