A reestruturação dos serviços de saúde pública em Toledo continua. Na sexta-feira (23) a Prefeitura, após diversos estudos e elaboração do projeto, iniciou o processo de implantação do call center (central de atendimento telefônico) da Secretária de Saúde. O serviço será coordenado pelo Departamento de Informática e prevê a criação de um canal com a população para agendamento de consultas, repasse de informações e promoção de pesquisas do setor, por meio da discagem de um número específico disponível para toda população.
No primeiro momento, a intenção é que a central possa melhorar a questão dos agendamentos junto à Central de Especialidades do município, diminuindo o índice de ausências. “Temos tido uma grande incidência de faltantes. O call center vai auxiliar não só na marcação de consultas, mas também orientando os pacientes e confirmando sua presença no consultório para os procedimentos pré-agendados”, explicou a secretária de Saúde Denise Campos. A previsão é que esta primeira fase esteja funcionando em até 90 dias e o custo de implantação dos equipamentos nesta etapa seja de, aproximadamente, R$ 200 mil. “Estamos com o processo licitatório autorizado pelo Governo Municipal”.
O investimento é justificado pelo alto número de faltas em consultas agendadas, chegando a 25% do total. Segundo Denise Campos, o sistema irá auxiliar contatando os pacientes e informando o dia e horário do atendimento, confirmando se o cidadão ainda aguarda pelo procedimento, contribuindo para a diminuição destes faltantes e, consequentemente, agilizando o processo como um todo. “Sabemos que algumas especialidades têm um tempo de espera maior e muitas vezes o paciente desiste de aguardar. Com este método, poderemos, com antecedência, inserir outra pessoa neste lugar na fila”, salientou.
A estruturação do serviço está a cargo da Secretaria da Administração. “Estamos buscando locais que disponibilizam este serviço à comunidade e ajustando para a nossa realidade”, afirmou o secretário da pasta Amauri Linke. Prevendo a demanda de atendimentos, o Departamento de Informática, projeta a aquisição de uma central de alta capacidade suportando até 200 ligações simultâneas. “Neste primeiro momento atenderemos a Central de Especialidades”, explicou. O secretário lembrou que a previsão é que o sistema atue, inicialmente, com quatorze atendentes, o que daria uma capacidade de aproximadamente duas mil ligações/dia. A central instalada em Curitiba, uma das cidades visitadas pelos servidores municipais buscando estruturar o serviço em Toledo, atende 2.500 ligações/dia.
A partir da estruturação do call center os munícipes também receberão informações sobre seus agendamentos via celular. “É só ter um número atualizado junto ao cadastro no sistema eletrônico de saúde”, frisou o diretor de Informática Robson Vozniaki. Além disso, as ligações ficarão registradas de forma protocolar e gravadas. “Caso um usuário tenha alguma dúvida sobre seu atendimento, a sua orientação estará registrada. O mesmo sistema auxiliará a Secretaria de Saúde no diagnóstico do que está sendo oferecido à população”. Após esta primeira etapa estar funcionando, serão dados mais passos visando estender o serviço também para a atenção básica. “Acreditamos que o custo total da implantação do call center será de R$ 2 milhões”.
Para o prefeito Beto Lunitti a ação vai proporcionar aos cidadãos uma linha direta, evitando que as pessoas tenham que se dirigir à Central de Especialidades da Secretaria de Saúde para informações sobre seus agendamentos e otimizar os serviços dos profissionais médicos. “Estamos buscando a comodidade para os pacientes que utilizam estes serviços. Já realizamos diversas ações, como a inclusão do município em programas federais como o Mais Médicos e o Programa de Valorização Profissional da Atenção Básica (Provab), além de outras ações”. Beto ainda reforçou os investimentos em estruturas físicas, como a construção das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do Jardim Panorama II, do Jardim Coopagro e a do César Parque/Bressan, além da reforma completa do Centro de Saúde. “A Saúde é uma política central do nosso governo e estamos investindo para que os toledanos tenham um atendimento adequado”, finalizou.