As pedras britas foram compradas por meio de processo licitatório, já que o montante produzido pelo município não atende à demanda dos trabalhos da Secretaria de Infra-Estrutura Rural e da Empresa de Desenvolvimento Urbano e Rural (EMDUR). No total foram adquiridos 40 mil metros cúbicos, em um investimento de R$ 1,63 milhão, que será distribuído nos distritos de Toledo. Em São Luiz também serão colocados em ação os maquinários do primeiro conjunto do Programa Distrito em Ação, Mais Produção, entregues no início do mês de maio. “Agora se completa o ciclo da forma com que gostaríamos. Implementos adequando estradas e promovendo a qualidade de vida para quem trafegam pelos caminhos no interior”, enalteceu o prefeito Beto Lunitti.
O secretário da Infraestrutura Rural Lídio Michels afirmou que o material, aliado aos equipamentos, vai fazer a diferença na manutenção das estradas. “Hoje viemos aqui para mostrar para a comunidade o que a Secretaria de Infraestrutura Rural pensa em fazer. Um trabalho amplo, suprindo as demandas e deficiências que existem em relação às estradas municipais e também aos acessos”.
Atender estas necessidades, segundo Lídio, faz parte do nosso sonho para o interior toledano. “Nós temos que começar por algum lugar e escolhemos São Luiz do Oeste para termos um cronograma de melhoria das estradas dentro de um contexto mais localizado”, afirmou o prefeito Beto Lunitti. Além disso, o gestor ainda destacou que essa melhoria vem a favor de Toledo, já que “fortalecer o campo é fortalecer a economia do município”, destacou.
Para a agricultora e moradora da comunidade de São Luiz do Oeste, Deunides Preussler, com as intervenções, as estradas ficarão muito melhores. “Estou feliz por recebermos estas pedras que irão melhorar as estradas”. Outro agricultor da comunidade que gostou das melhorias que estão sendo feitas e que vão acontecer é José Antonio Manzatti. “É importante, porque você percebe que Toledo nesta questão das estradas rurais está muito bem. As estradas estão ótimas e vão continuar assim, auxiliando os produtores aqui da comunidade”, disse.