As ações de conscientização foram feitas através de blitz educativas desenvolvidas pelo Departamento de Trânsito e Rodoviário (Deptrans), com o apoio da Guarda Municipal (GM), que abordou os motoristas, passageiros, ciclistas e pedestres que circularão pelas principais ruas de Toledo, e distribuiu informativos sobre regras importantes na prevenção de acidentes, como o respeito ao pedestre, o uso do cinto de segurança, a utilização de equipamentos de proteção para crianças, os riscos de misturar álcool e direção, dentre outras.
O diretor de Trânsito e Rodoviário, Fabiano de Paula Faria, falou que a campanha também quis chamar a atenção da sociedade para os altos índices de mortos e feridos no trânsito de todo o mundo. “O trânsito já é uma preocupação real no município de Toledo e a campanha veio para combater algumas imprudências, mas também para conscientizar a todos sobre a importância da vida e como preservá-la, através do trânsito”.
Fabiano ainda comentou que no mês de maio também é comemorada a Semana Mundial de Segurança ao Pedestre, que foi lançada no ano de 2013. “A campanha foi bem aceita pela população, nós realizamos várias ações por toda a cidade. Nesta quinta-feira (29) nós estivemos em frente ao Teatro Municipal de Toledo e no período da tarde na Avenida Ministro Cirne Lima, no Jardim Coopagro”.
O motorista Elson Olivares passou pela blitz educativa, em frente ao Teatro e destacou a importância das ações desenvolvidas pela secretaria de Segurança e Trânsito. “É uma ótima iniciativa, nós enquanto motoristas precisamos prevenir, afinal no trânsito basta um descuido bobo para que um grande acidente aconteça. Por isso é importante esse tipo de conscientização e de fiscalização”.
O coordenador de Educação para o Trânsito da SMST, GM Walter Silva Berto, informou que durante todo o mês de maio pelo menos duas vezes por semana os agentes de trânsito da guarda municipal estiveram realizando blitz educativas. “A campanha foi positiva, nós procuramos conscientizar as pessoas que através do respeito ao trânsito pode-se preservar a vida, oferecendo também mais qualidade a todos. A campanha termina nesse sábado (31), mas nós esperamos que as pessoas comecem a visualizar o trânsito com outros olhos”.