De acordo Isaac de Souza Jesus, da Associação de Skate, o evento vem para dar visibilidade a união dos esportes radicais praticados nas ruas ou pistas de skate. “É uma forma de socializar e democratizar os esportes para que haja uma transformação do modo que vinham sendo praticados, - cada esporte individualmente. Assim, mostramos que é possível praticarmos juntos os esportes que amamos e queremos que eles se fortaleçam coletivamente”.
Segundo a secretária de Esportes e Lazer, Marli Gonçalves Costa, diversas modalidades já contam com associações, festivais e competições. “Para nós, independente da modalidade, o importante é a prática de uma atividade física. Diante disso buscamos essa parceria para o que esses esportes, tão comuns para tantos adolescentes e jovens de Toledo, possam também ter a referência de uma associação e evento no município”.
Durante o primeiro evento houve a montagem dos obstáculos no Parque, para que os praticantes pudessem dar uma mostra à população do que são estes esportes radicais. Pudemos receber entorno de 200 pessoas, além disso, a secretária lembrou ainda, que a intenção é que a partir da Associação sejam desenvolvidos projetos sociais nos bairros de Toledo. “Vamos montar um projeto para que os praticantes das modalidades possam ensinar as crianças e adolescentes interessados, nos bairros, por meio de um trabalho voluntário”. Marli ainda informou que durante os próximos eventos serão realizadas oficinas de patins, skate e bike para quem deseja aprender.