O município de Toledo possui 41 grupos de idosos que irão receber as atividades durante o ano de 2014. Segundo a coordenadora do Idoso em Movimento, Márcia Franciele Spies, o projeto recebe recursos do Ministério do Esporte do Governo Federal e se houver a aceitação após esta experiência serão criados quatro pólos, por meio do Programa Vida Saudável, para atendimentos aos idosos interessados. “Temos o objetivo de mostrar diversas atividades físicas para os idosos, para que depois eles mesmos procurem o atendimento em um dos pólos”, comentou a coordenadora.
Para os idosos, as notícias foram excelentes. Segundo a participante do ‘Idoso em Movimento’, Elisa Muller, 62 anos, estar em movimento é muito bom. “Desde o início eu participo das atividades. Eu adoro estar em movimento e nunca uso carro ou qualquer outro transporte, prefiro caminhar ou ir de bicicleta. Com a idade o corpo exige mais atividades, porque se eu me acomodar perco a minha qualidade de vida”, comentou a participante.
Idoso em Movimento
O projeto tem o objetivo de resgatar e valorizar o papel social do idoso, seus saberes, experiências e vivências através de ações gratuitas que reforcem a visão do idoso enquanto cidadãos ativos, proporcionando assim, fundamentos para melhor qualidade de vida. Desde outubro de 2013, o projeto vem atendendo mais de quatro mil idosos. Tudo é realizado através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL), em parceria com a Primato Cooperativa Agroindustrial.