Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

SAÚDE

Servidores da Secretaria de Saúde participam da Oficina do APSUS

A Secretaria de Saúde de Toledo realizou, na terça-feira (27), mais uma etapa da 8ª Oficina do Programa de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (APSUS), que nesta edição tem o tema ‘Saúde Mental’. O encontro aconteceu no Campus I da Universidade Paranaense (Unipar) e envolveu os servidores municipais que da Unidade Básica de Saúde do Jardim Coopagro, do Programa de Atendimento Domicilar (PAD), Ambulatório de Feridas, Centro de Revitalização da Terceira Idade Doutor Ernesto Dallóglio (CERTI/Coopagro) e Saúde Mental, totalizando 58 participantes.

03/06/2014 - 22:37


O objetivo do APSUS é contribuir para o desenvolvimento de competência do corpo técnico Atenção Primária à Saúde (APS) nos municípios para que cada equipe possa realizar ações em saúde mental para a população sob sua responsabilidade. “Todas as unidades de saúde do município participarão em algum momento das oficinas. Estes trabalhos fazem parte do fortalecimento da atenção básica que estamos promovendo em Toledo”, comentou a secretária de Saúde, Denise Campos.

A diretora de Gestão em Saúde, Cristiane Novello, informou que foi realizada uma escala para a participação dos servidores das UBS’s na oficina. “Realizamos um cronograma e, para que todos os profissionais possam participar integralmente, a UBS permanece fechada no dia da formação. Todos os usuários são orientados sobre a interrupção dos serviços nesta data específica e as consultas, exames e outros serviços não são agendados para este dia”, explicou.

Cristiane ainda explicou que o APSUS é programa estadual, todos os municípios do Estado realizam e que em Toledo é disponibilizado para que todos os profissionais da saúde. “Por isso existe a necessidade do fechamento das UBS’s, sendo que os demais setores da Secretaria de Saúde que não podem ter seu trabalho interrompido, como o Mini Hospital, os servidores participam de forma escalonada”. Ao todo, mais de 600 profissionais da saúde participarão das atividades.

A intenção com a promoção desta oficina é compreender os fundamentos que norteiam a organização da Rede de Atenção à Saúde Mental no Paraná, bem como proporcionar aos profissionais que atuam na rede de atenção básica como acessar os serviços oferecidos por ela. Também serão trabalhados os critérios, o instrumento e a metodologia para a estratificação de risco em saúde mental; os fundamentos para a elaboração de um plano de cuidado; a planilha de programação local para a saúde mental na APS e conhecer experiências em saúde mental.

O próximo encontro acontece na Escola de Administração Pública Municipal (Escola de Governo) na próxima sexta-feira (06). Participam os servidores das unidades básicas de saúde do interior, da unidade volante, da Secretaria de Saúde, Central de Especialidades, Vigilância em Saúde e Saúde Mental. Ao todo, 53 profissionais participarão da Oficina.

Anuncio gene 2