Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Merendeiras da rede municipal participam de curso de aproveitamento integral de alimentos

Nesta terça-feira (03), na Escola de Administração Municipal Pública de Toledo, cerca de quarenta cozinheiras das escolas municipais do interior e dos centros municipais de educação infantil (CMEI) participaram de um curso sobre o aproveitamento integral dos alimentos. A capacitação se destinou exclusivamente para as servidoras municipais que preparam a comida das crianças nas unidades escolares. Para por a atividade em prática, as merendeiras fizeram um almoço aplicando tudo o que haviam aprendido durante as palestras.

03/06/2014 - 23:16


Quem ministrou as palestras foram os nutricionistas da Secretaria Municipal de Educação (SMED), Liliane Paludo e Rafael Heimich. Os assuntos abordados foram conceito de alimentação saudável, desperdício de alimentos, a importância das partes não convencionais dos legumes e verduras, como talos e cascas, aproveitando integralmente estes itens, cuidados no preparo e armazenamento e preparo de receitas. As participantes puderam ainda dar exemplos práticos do que acontecia na unidade escolar, além de tirar dúvidas.

Segundo a nutricionista Liliane Paludo a intenção é que as cozinheiras aprendam a usar todo a alimento para a comida das crianças, aumentando assim a quantidade de nutrientes, além de diminuir o desperdício. “Nós temos a intenção de que as verduras, os legumes, sejam utilizadas totalmente. Que sejam usadas as cascas, os talos, as folhas, partes que geralmente são descartadas. Queremos mostrar, e já existem estudos científicos, de que são as partes que mais contêm nutrientes e nós jogamos fora”.

Liliane ainda contou que foram ensinadas várias receitas que ficam boas e onde são utilizadas essas partes dos alimentos. Para este momento, foi convidada Maria das Dores Soares Domingos, uma das primeiras pessoas em Toledo a utilizar esta técnica quando atuava na Pastoral da Criança e no Programa de Voluntariado Paranaense (Provopar) de Toledo. “Muitas vezes as merendeiras jogam o que é bom fora e aproveitam o que não é tão bom. Hoje vamos trabalhar com cascas, talos e folhas que é onde estão as vitaminas. Acho que não sabemos aproveitar, pensamos que essas partes não são boas”, contou.

O curso foi dividido em duas partes, para que todas as cozinheiras do município pudessem participar. Na próxima quarta-feira (11) acontecerá novamente para as demais merendeiras que não participaram hoje (03). As palestras começam às 8h e vai até as 11h45, continuando à tarde das 13h30 às 17h30.

Anuncio gene 2