Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

Comerciantes da Barão do Rio Branco optam por manter estacionamento obliquo

Nesta quarta-feira (04), no Auditório Acary de Oliveira, na Prefeitura de Toledo, aconteceu a terceira reunião com os empresários e moradores da Rua Barão do Rio Branco. Atendendo ao pedido dos comerciantes, o Departamento de Trânsito e Rodoviário (Deptrans) optou por manter o estacionamento obliquo desde a rotatória da Avenida Parigot de Souza até a Rua Armando Luiz Arrosi, mantendo duas pistas de rolamento. Para tanto, será cumprida a legislação de trânsito vigente que determina que nestes casos, onde as vagas são dispostas de forma diagonal, não podem ser estacionados carros que ultrapassem os cinco metros de cumprimento.

04/06/2014 - 22:29


A justificativa para a permanência do formato que já é utilizado foi devido ao baixo número de vagas na região. “Três reuniões era a proposta que nós tínhamos e a partir delas chegamos à conclusão de que manter esta via da forma com que está, investindo apenas na sua sinalização e nos semáforos que serão instalados em alguns cruzamentos, como na esquina com o Largo São Vicente de Paulo. A única ressalva fica por conta do estacionamento de permitirá apenas carros de até cinco metros na vaga”, confirmou o prefeito Beto Lunitti.

O empresário e vice-presidente da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT), Danilo Gass, parabenizou a Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (SMST) pela sensibilidade em ouvir os anseios dos comerciantes. “Parabéns a toda a equipe de governo por ter discutido com a comunidade para chegarmos a um consenso. Necessitamos manter estas vagas e a Prefeitura deu uma mostra de que está atenta ao que pensa seus munícipes”, comentou.

Beto também expôs as mudanças que acontecerão em outras vias, como a Rua Almirante Tamandaré, que em breve terá uma ligação com a Avenida José João Muraro. “Já foi tramitado o processo para que o município possa realizar as intervenções”. Além desta ação, Beto comentou sobre a formação do Binário Leste/Oeste, que será instituído nas Ruas Guarani e XV de Novembro e contará com semaforização sincronizada. “Vai levar e trazer o fluxo para a região das universidades e será um importante eixo para que a população acesse a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e o Hospital Regional, ambos na região da Vila Becker”.

O prefeito toledano ainda comentou que a próxima etapa dos serviços acontecerá na Rua Sarandi e quando forem concluídas as obras na região central, as intervenções passarão para o Jardim Coopagro. “Serão realizados grandes investimentos naquela região e estão sendo construídas diversas estruturas de saúde. precisaremos nos antecipar”, explicou Beto.

Estacionamento Regulamentado

Na reunião, o secretário de Segurança e Trânsito, Paulo dos Santos, também informou sobre o processo licitatório para a locação de equipamentos e um sistema para o gerenciamento do Estacionamento Regulamentado (EstaR) está em andamento. “No dia 2 de julho teremos a licitação”. O objetivo é melhorar a utilização das vagas da região central, ampliando o controle da rotatividade, bem como dar mais agilidade as ações dos agentes de trânsito do município na fiscalização.

Serão fornecidos ainda 16 equipamentos do tipo palm top e 16 impressoras térmicas que servirão para emissão de guias do EstaR e emissão de notificações. O sistema também deverá organizar toda organizar toda a gestão do Deptrans. Com a ação, a Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (SMST) quer trazer mais rapidez e contribuir para o desenvolvimento das atividades relacionadas ao trânsito. “Precisamos avançar para que a população tenha uma resposta em relação às vagas da região central”, comentou o secretário da SMST, Paulo dos Santos.

A necessidade de efetivar um sistema que realmente relação às vagas do EstaR, sempre foram apontadas durante as reuniões com a comunidade como uma das principais dificuldades. “Infelizmente, devido à falta de profissionais para a fiscalização, e o sistema de preenchimento manual das guias, somado ao controle dos 15 minutos de tolerância, impedem que, neste momento, o sistema funcione de acordo com a expectativa da população. Com o sistema eletrônico esperamos sanar o problema do controle das vagas principalmente”, comentou.

Melhorias no transporte coletivo

Na reunião, os empresários também fizeram observações sobre o transporte coletivo. Segundo o empresário Gilberto Furlan o Expresso Central não atendeu as expectativas da população. “Pela pouca divulgação, as pessoas não entenderam a proposta e realmente, pelo que sei, poucas pessoas utilizam este serviço infelizmente”. Ainda assim, Gilberto achou válida a iniciativa. Beto lembrou que realmente a ação foi experimental e que, segundo os relatos da empresa que administra o transporte coletivo em Toledo, a nova rota não atingiu seu objetivo que era diminuir o fluxo de veículos na região central. “Apesar disso, está previsto em contrato o serviço durante três meses e este prazo será cumprido”.

O prefeito ainda lembrou que a Prefeitura hoje conta com um fiscal observando se a empresa está cumprindo todos os itens contratuais previstos durante a renovação da concessão junto à Viação Sorriso de Toledo. “Tudo que estiver em desacordo será observado e, em caso de descumprimento, serão tomadas as medidas cabíveis”. Beto acrescentou que até o momento a empresa tem mantido todas as cláusulas.

Dados técnicos justificam as mudanças

As intervenções realizadas no trânsito toledano até o momento são necessárias e comprovadas pelos números demonstrados pelo Departamento de Trânsito e Rodoviário de Toledo. Os dados apontam que, em maio de 2013, o município já contava com mais de 82 mil veículos registrados e um crescimento de aproximadamente 9% ao ano. Outra informação importante é a concentração de 42% dos acidentes de trânsito na região central da cidade, no quadrilátero entre as ruas São João, Santos Dumont e Piratini e a Avenida Parigot de Souza. Estes dados foram colhidos por acadêmicos dos cursos de Bacharelado em Engenharia Civil e de Licenciatura em Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Toledo, e por agentes da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito.

Anuncio gene 2