Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

SAÚDE

Secretaria de Saúde anuncia mais três casos de dengue em Vila Nova e pede atenção para os cuidados

Nesta quarta-feira (04), a Secretaria de Saúde de Toledo registrou mais três casos de dengue. As novas confirmações aconteceram no distrito de Vila Nova. A Coordenadoria de Controle e Combate às Endemias está agindo com todas as ações preventivas – bloqueios químicos e mecânico – para evitar a proliferação de novos casos, pois segundo as informações do setor, a localidade é a que possui maior incidência de pessoas infectadas.

04/06/2014 - 22:39


 “Agora são seis casos confirmados e mais de dez suspeitos”. O número de casos se justifica pela contaminação de um paciente importado, que não buscou atendimento em Toledo e, por consequência, não teve o caso registrado, atrasando as ações preventivas. “Isto acabou dando tempo para que o vírus se propagasse. Já na sede do município os casos se estabilizaram”. Genair ainda pediu que, quando solicitado, a realização do exame as pessoas façam o procedimento. “A confirmação dispara uma série de ações que impedem a proliferação da doença”, comentou.

Genair ainda explicou que nas localidades onde foram confirmados casos da doença os agentes de combate às endemias estão realizando uma força tarefa para que não haja a proliferação do mosquito. “Foram feitos os bloqueios químico, que consiste na aplicação de inseticida com bomba costal, e mecânico, onde são feitas vistorias nas casas buscando possíveis focos do mosquito Aedes Aegypt e iremos novamente repetir todos os procedimentos”.

Cuidados

A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença, explicou Genair. “Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros”.

O coordenador lembrou que onde são encontradas as larvas é feita a eliminação dos criadouros, seja com a destruição dos recipientes ou com a aplicação de larvicida. Além do trabalho dos agentes, a principal ferramenta para coibir uma epidemia e a conscientização. “É necessário que toda a população entenda que a doença é grave e a principal forma de evitar o problema é mantendo os quintais e as casas livres de água parada”.

Casos de dengue em Toledo

Vila Boa Esperança – 1 caso autóctone

Jardim La Salle – 1 caso autóctone

Linha São Paulo – 1 caso autóctone

Distrito de Vila Nova – 6 autóctones

Jardim Panorama II – 1 caso autóctone

Jardim Kromann – 1 caso autóctone

Jardim São Francisco – 1 caso autóctone

Jardim Tocantins – 1 casos importados

Jardim Pancera – 2 casos importados

Jardim Planalto – 1 caso importado

Jardim Tancredo Neves – 2 casos importados

Linha Acaraí – 1 caso importado

Anuncio gene 2