Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

AMBIENTE

Encontros e Caminhos - Expedição Rio Toledo finalizou atividades em evento festivo

Com a missão de criar ‘Um caminho que vai além do leito do rio’, o Encontros e Caminhos - Expedição Rio Toledo explorou a diversidade de significados histórico, cultural, ambiental e social que permeiam o Rio Toledo ao longo dos caminhos que percorreu. Ao todo, foram 30 dias de atividades que envolveram diretamente mais de 100 profissionais e atingiu cerca de duas mil crianças. O encerramento oficial das ações aconteceu na quinta-feira (06) - quando se comemorou o Dia Mundial do Meio Ambiente - e contou com a presença do prefeito Beto Lunitti, diversas autoridades e toda a comunidade envolvida.

06/06/2014 - 21:45


Atividades culturais, promovidas pela Secretaria Municipal de Cultura, abrilhantaram o evento. Segundo a coordenadora geral da Expedição Rio Toledo e secretária de Comunicação Social Rosselane Giordani, o sucesso do evento foi fruto do trabalho intersetorial desenvolvido. “Essa Expedição foi construída por muitas mãos. Cada Secretaria envolvida, assim como, a participação de cada uma das crianças e dos jovens foi fundamental para que alcançássemos uma mobilização tão profunda em prol do nosso Meio Ambiente”, ressaltou.

A criatividade toledana foi destaque, conforme o cineasta russo, Pavel Vinogradov. “Toledo para nós expressou muita criativa na construção da Expedição. Conseguiram enxergar o rio como um fio criativo que une as duas partes da cidade e interliga as comunidades, como um rosário de água. Da fonte da nascente até o fim do rio unificando todos os pontos. Muito legal”, comentou.

Para o coordenador do Programa Cultivando Água Boa da Itaipu Binacional, Jair Kotz, a Expedição Rio Toledo cumpre um papel importante. “O programa nada mais é do que o que foi expressado aqui em Toledo com essa Expedição. É um movimento de sustentabilidade e relacionamento da Bacia do Paraná 3. Quem faz o Cultivando Água Boa são os municípios, a Itaipu Binacional é um ator territorial, estratégico para o Brasil e Paraguai e prova que precisamos fazer grandes investimentos no Brasil, mas que podemos fazê-los de tal maneira que possam ser benefícios para nossa população. Acho que essa é a mensagem que a Itaipu tem passado por meio do Programa. Parabéns Toledo”.

Na ocasião, o prefeito Beto Lunitti agradeceu a parceria com a empresa e salientou a positividade da ação para os jovens toledanos. “Esse evento, assim como todas as parcerias que já firmamos com Itaipu, foi muito benéfico para o nosso município. E confirmamos isso pela atuação de protagonismo que possibilitou a todos os nossos jovens”, afirmou ao destacar a boa condução dos trabalhos.

A educadora ambiental, Moema Viezzer, parabenizou as ações. “Eu tive a oportunidade de participar de algumas atividades do Encontros e Caminhos – expedição Rio Toledo, mas acompanhei tudo por meio da imprensa e vejo que foi muito importante, principalmente pelo trabalho dentro das escolas de conscientização com as nossas crianças e jovens, que são o nosso futuro”, finalizou.

Homenagens

Durante o evento de encerramento oficial do Encontros e Caminhos – Expedição Rio Toledo, a Prefeitura Municipal homenageou toledanos que são exemplo na preservação ambiental. Ao todo foram dez homenageados, sendo o promotor de Justiça e Meio Ambiente Giovani Ferri, o diretor de coordenação do Cultivando Água Boa (CAB) Nelton Miguel Friedrich, a educadora ambiental Moema Libera Viezzer, a precursora do Projeto Fitoterápicos em Toledo Adiles Dassoler Friedrich, artista plástico Neimar Proença Oliveira, a Associação dos Produtores Orgânicos de Toledo (PRO HORTO), por meio da Presidente Marli Lurdes Bruning, a Escola Municipal São Luiz, por meio da diretora Adriana Augusti Camazzato Teixeira, a Escola Municipal Anita Garibaldi, por meio da diretora Claudia Cristina de Arruda Schons, o coordenador de Limpeza Urbana, José Luiz Brixner (Jurubeba), e o funcionário público aposentado, Helio Guilherme Guckert.

Anuncio gene 2