As fortes chuvas que atingiram Toledo e a região oeste paranaense podem causar problemas para os produtores rurais. Os fortes ventos que abrangeram a região, além da grande quantidade de chuva são preocupantes para os produtores. Apesar de ainda ser cedo para afirmar se houve ou não grandes prejuízos, mas a preocupação já ronda os produtores rurais.
Em Toledo, as regiões que mais preocupam são no distrito de Xaxim, onde fortes ventos alcançaram o local, impossibilitando até mesmo a realização da 12 ª Festa do Leitão Desossado. Outra localidade que teve ventos fortes e grande quantidade de chuvas foi a Linha Peaberu, em Vila Nova.
Ainda é cedo para fazer uma avaliação concreta de se houve grandes danos para os produtores rurais, já que as plantações podem não ter sofrido grandes danos por estarem bem adiantadas, foi o que afirmou o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, José Augusto de Souza. “Ainda é cedo para avaliarmos, temos que esperar pelo menos quatro ou cinco dias para dizer se houve grandes danos ou não, mas infelizmente, devido aos acontecimentos do final de semana, pode ter ocorrido prejuízos para alguns produtores”, contou.
Além disso, o secretário ainda explicou que os danos que podem acontecer é de alguns fungos infestarem as plantações, pelo excesso de chuvas. Outra situação é das plantações ficarem deitadas, devido aos ventos, diminuindo os lucros na colheita. “Mas como as plantações estão adiantadas o risco de acontecerem grandes perdas são baixos”, finalizou.