Neste sentido, o Ministério Público do Paraná preparou um site especial, com conteúdo voltado especificamente aos serviços, informações e cuidados que devemos ter com nossas crianças e adolescentes, antes, durante e depois do Mundial.
São questões como cuidados em grandes eventos, a exemplo dos jogos e da Fan Fest, e para evitar casos de desaparecimentos; orientações para solicitar autorização judicial de viagem; regras para hospedagem; proibições relacionadas à venda e à oferta de bebidas alcoólicas e fogos de artifício; informações sobre como denunciar ocorrências de abuso e exploração sexual, trabalho infantil, maus-tratos e negligência e dados sobre como ficou o calendário das escolas públicas, em função dos jogos da Copa.
No site, também está disponível uma lista com endereços e telefones úteis na área da infância e da juventude, como Promotorias de Justiça, núcleos especializados da Polícia e Conselhos Tutelares. Pela página, pode-se, ainda, visualizar os plantões de atendimento do MP-PR durante o Mundial, verificar os contatos com os consulados com sede no Paraná e conhecer o Estatuto da Criança e do Adolescente. Também é possível acessar um aplicativo de celular e um link de internet para denunciar crimes contra crianças e adolescentes, bem como consultar os serviços de Disque-Denúncia na área.
Os serviços têm foco prioritário em Curitiba, cidade-sede dos jogos da Copa do Mundo, no Paraná. Há também contatos de órgãos que atuam na área da infância e juventude em Foz do Iguaçu e nos municípios do litoral paranaense, locais em que se espera receber grande fluxo de turistas no período do Mundial.
MP-PR lança site voltado à proteção de crianças e adolescentes
Mais do que a taça e as obras, o maior legado que a Copa do Mundo 2014 pode deixar para o Brasil é a efetiva proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes. Porém, não apenas durante o período do Mundial, porque, como estabelece a Constituição Federal, infância e juventude devem ser prioridade sempre.
Mais lidas
- 1"Quem é o Próximo a Morrer pelo Haiti?"
- 2Toledo se consolida como referência na cultura com 2º Festimap
- 3Eficiência reprodutiva em vacas de corte depende de manejo sanitário e nutricional adequado, defende especialista
- 4Ministério da Cultura, Prati-Donaduzzi e Prefeitura Municipal de Toledo apresentam II FESTIMAP
- 5Festimap terá oficinas musicais gratuitas na programação
Últimas notícias
- 1Pelo segundo ano consecutivo, as tecnologias do projeto Queijos Finos do Biopark conquistam 12 medalhas no Prêmio Queijo Brasil
- 2Parceiros técnicos participam de lançamento do Plana Safra da Sicredi Progresso PR/SP
- 3UBS do Jardim Cosmos amplia horário de atendimento a partir de segunda-feira
- 4Educatrânsito celebra 10 anos com atividade na escola São Francisco de Assis
- 5Segunda entrega de alimentos do PAA contempla famílias do Jardim Europa