O consultor explicou que a proposta atual traz para o CISCOPAR, em parceria com a Secretaria de Saúde, uma nova forma de ofertar os serviços de atenção especializada. “Quando se fala de atenção especializada se fala de pessoas que necessitam de um cardiologista, endocrinologista, por exemplo. A nova forma prevê mudanças na atenção primária e a atenção especializada de forma que consigamos uma prestação de serviço de qualidade, com o objetivo de diminuir o tempo de espera e evitar filas”.
Vilaça também explicou que na prática o setor de saúde de cada município que aderir a nova proposta deverá criar ou estabelecer métodos mais técnicos para identificar os sintomas e riscos que cada paciente tem. “Só serão encaminhados para os serviços especializados os pacientes com estado de saúde em condições crônicas ou mais complexo. Além da consulta médica e da consulta de enfermagem que já são oferecidas, nós teríamos que introduzir um trabalho interdisciplinar que envolva assistência social, psicólogos, farmacêutico, nutricionista, fisioterapeuta, educador físicos e profissionais que sejam capazes de elaborar um plano de cuidados para cada pessoa”.
De acordo com o assessor especial em Saúde, Edson Simionato, a apresentação desta sistemática vem ao encontro do que é preconizado pela Secretaria de Saúde. “Queremos implantar o sistema de referência e contra referência. Quando o paciente for encaminhado para o atendimento especializado, ele retorne para a Unidade Básica de Saúde de origem para continuar seu acompanhamento”. Simionato lembrou que em Toledo já existe o acompanhamento de pacientes psiquiátricos por meio dos médicos das UBS’s. “Tem funcionado muito bem. Um médico especialista realiza a orientação dos médicos da unidade e os casos são discutidos, diminuindo a demanda pelo atendimento do psiquiatra agilizando o processo”, salientou.