Na parte da manhã professores do primeiro e segundo ano participaram do curso de matemática básica. O objetivo foi proporcionar uma dinâmica entre professores e a palestrante Mestra em Educação para a Ciência e a Matemática, Ozilia Geraldini Burgo. O encontro aconteceu no Centro Cultural Ondy Hélio Niederauer, na Vila Pioneiro e reuniu aproximadamente 150 professores.
Diretores e coordenadores também receberam formação específica. Durante a tarde os professores de terceiro, quarto e quinto ano do ensino fundamental tiveram atividades de formação na Faculdade Sul Brasil (FASUL). Entre os temas e áreas que foram trabalhadas esteve a alfabetização matemática, língua portuguesa, diversidade cultural, ciências ambientais, arte e ética na gestão das políticas públicas. “São assuntos que estão inseridos no âmbito da educação e que merecem atenção, para garantia da qualidade do ensino”, afirmou a secretária de Educação, Tania de Grandi.
Segundo a coordenadora de alfabetização, Silvania Martinez, a formação aos professores é uma maneira de unir a metodologia da teoria a prática. “É uma forma diferente de aplicação das disciplinas e questões que envolvem a Educação, dentro das salas de aula aos alunos”, expôs. “Muitos professores não sabem ter essa didática de aplicar as dinâmicas com os alunos, o que se torna enfadonho o ensino para o estudante”.
De acordo com a mestre em Educação para a Ciência e a Matemática, Ozilia Geraldini Burgo que ministrou a formação para os professores do primeiro e segundo ano, o método de explicar a matemática simples é a maior dificuldade dos profissionais de educação. “Um fator importante é ensinar a base ao aluno desde seus primeiros passos na escola, pois é onde tudo começa, se não ele chegará aos próximos anos – 2º, 3º ou 4º ano – sem noções básicas”, pontuou.
Da Assessoria