Durante toda à tarde foram feitas apresentações culturais com o Douglas Gonçales, o Gauchinho, e os artistas com a apresentação teatral “Too entendendo a bicharada”, brincadeiras com o projeto Recreação, entre elas cama elástica e pintura artística nas crianças, verificação de pressão arterial e glicemia e dicas de beleza e maquiagem. “O objetivo do evento é fazer uma mobilização com os moradores do Jardim das Orquídeas, explicando e mostrando que nós vamos desenvolver um trabalho técnico social aqui com eles”, contou a assistente social da Secretaria de Habitação e Urbanismo, Josieli Magnus.
Este trabalho deveria ter sido desenvolvido há dois anos, logo que as casas foram entregues para os moradores. Porém, na época, não houve interesse, sendo que agora os trabalhos foram retomados. Segundo o secretário da Habitação e Urbanismo, Igor Colla Januário, o Governo Federal atendeu uma solicitação da atual gestão e reencaminhou os recursos para o município. “Nós procuramos que nos fosse encaminhado, uma vez que ainda estava disponível esse recurso do Governo Federal”, completou o secretário.
As atividades que aconteceram durante a tarde foram realizadas por representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e as diversas secretarias envolvidas. As 12 alunas do SENAC arrumaram e pintaram as unhas das mulheres da comunidade. Já as representantes do SENAI realizaram a aferição da pressão arterial e glicemia dos interessados. Para a moradora do Jardim das Orquídeas, Dulce Maria Brandt, esta ação é muito importante para a comunidade. “Nós nunca tínhamos recebido uma atividade como essa aqui no bairro. Está sendo muito divertido e interessante”. Dulce ainda completou dizendo que se conseguisse, dependendo do horário, com certeza faria um dos cursos.
Serão ofertados nove cursos do SENAI e SENAC, todos com inscrição e participação gratuitas e vagas limitadas. São 10 vagas para os cursos de técnico em vendas, aplicação de revestimentos cerâmicos, pedreiro, pintor de obras, fundamentos de corte e costura e como secretariar com sucesso. Para os cursos de boas práticas na manipulação dos alimentos, introdução à informática e oficial de manutenção predial serão 20 vagas ofertadas. Todos que participarem dos cursos ganharão vale transporte para eventual deslocamento.
Além disso, ainda serão feitas ações mensalmente. No mês de julho será feita uma apresentação dos programas e projetos desenvolvidos pelo CRAS. Em agosto será realizada oficina sobre educação patrimonial e ambiental; em setembro acontecerá uma palestra sobre planejamento familiar, gravidez na adolescência, sexualidade na terceira idade e doenças sexualmente transmissíveis. No mês de outubro será feita uma oficina prática de compostagem e em novembro será feito um momento de reflexão da Lei Maria da Penha e violência contra a mulher. Todas as atividades acontecerão no Centro da Juventude Mariana Von Borstel, no Jardim Coopagro.
Segundo o prefeito Beto Lunitti, o trabalho que está sendo realizado é importante para as comunidades onde são implantados os conjuntos habitacionais, já que assim a população tem informação, formação e todo um trabalho de integração. Além disso, o administrador ainda destaca que todo o recurso que virá é do Governo Federal, e nada será licitado, já que serão servidores da prefeitura que farão todo o trabalho. “Nós não licitamos o projeto, quem vai fazer são os técnicos da prefeitura, para que nós possamos interagir cada vez mais com as comunidades”, finalizou.
Projeto de Trabalho Técnico Social (PTTS)
O Projeto de Trabalho Técnico Social (PTTS) é um programa do Governo Federal que tem o objetivo de viabilizar o exercício da participação cidadã mediante trabalho informativo e educativo, que favoreça a organização da população, a gestão comunitária e a educação sanitária, ambiental e patrimonial, visando à melhoria da qualidade de vida das famílias beneficiadas e sua permanência nos imóveis do programa Minha Casa Minha Vida, bem como contribuir para ações de inclusão produtiva.