A Secretaria de Saúde de Toledo anunciou nesta segunda-feira (16) que, a partir do dia 30 de junho, a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Europa passará a contar com quatro equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF). A implantação de uma nova equipe, somando-se as três já existentes, atende a Portaria nº 2.488 do Ministério da Saúde, de 21 de outubro de 2011, que estabelece, para áreas mais vulneráveis, que as equipes se responsabilizem pelo cuidado de uma população de 2.000 pessoas por território assistido.
A nova territorialização vai promover um maior acesso às consultas médicas e de enfermagem, ações preventivas e atendimentos domiciliares. Atualmente, a UBS acolhe 8.576 habitantes e cada equipe terá sob seus cuidados aproximadamente 2.150 pessoas. Segundo informações do Departamento de Atenção Básica, já houve a redistribuição destes usuários. “Buscamos respeitar o vínculo com a equipe de referência que já acompanhava o paciente e conseguimos manter 75% dos usuários sendo acolhidos pelo mesmo médico e enfermeiro que já os atendiam”, explicou a diretora Luciana Rebellato.
O quadro funcional também já está definido. A coordenadora da Estratégia Saúde da Família em Toledo, Anna Luisa Finkler, informou que a enfermeira responsável já está em fase de ambientação e auxiliando na estruturação física do local que irá acolher a quarta equipe de ESF do Jardim Europa, o técnico de enfermagem foi convocado pela Secretaria de Recursos Humanos e o médico será um dos integrantes do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab) que já atua no município.
Para o assessor especial em Saúde, Edson Simionato, a implantação faz parte de um amplo estudo do Governo Municipal visando à melhoria no atendimento aos moradores dos Jardins Europa e América. “Desde o início do nosso trabalho buscamos o fortalecimento da Atenção Básica. Na UBS do Europa entendemos que se aplicavam os critérios da Portaria nº 2.488 no MS e buscamos implantar mais uma equipe nesta unidade. Sabemos que tudo demanda tempo e por isso iniciamos os estudos logo que assumimos e este trabalho culminou com a aprovação, pelo MS, desta nova equipe”, comentou.
Atualmente, Toledo possui oito equipes de ESF já em funcionamento – três no Jardim Panorama, três no Jardim Europa e duas no São Francisco – e três aprovadas pelo Ministério da Saúde – uma no Jardim Europa e duas no Jardim Santa Clara IV. Já estão cadastradas e aguardando portarias de implantação duas equipes no Jardim Pancera e duas no Jardim Concórdia. Edson reafirmou a meta da Secretaria de Saúde de chegar a trinta ESF’s até o final de 2016. “Com a chegada dos médicos do Provab e do Programa Mais Médicos, ampliamos o leque de profissionais e estamos avançando. No Santa Clara IV teremos profissionais do Mais Médicos atuando e no JardimEuropa, a quarta equipe, vai contar com um médico do Provab. São programas importantes e que tem auxiliado no avanço da saúde na Atenção Básica”, comentou.
SAÚDE
Prefeitura de Toledo anuncia implantação de mais uma equipe de ESF no Jardim Europa
Edson Simionato reafirmou a meta da Secretaria de Saúde de chegar a trinta ESF’s até o final de 2016
Mais lidas
- 1"Quem é o Próximo a Morrer pelo Haiti?"
- 2Toledo se consolida como referência na cultura com 2º Festimap
- 3Eficiência reprodutiva em vacas de corte depende de manejo sanitário e nutricional adequado, defende especialista
- 4Ministério da Cultura, Prati-Donaduzzi e Prefeitura Municipal de Toledo apresentam II FESTIMAP
- 5Festimap terá oficinas musicais gratuitas na programação
Últimas notícias
- 1Pelo segundo ano consecutivo, as tecnologias do projeto Queijos Finos do Biopark conquistam 12 medalhas no Prêmio Queijo Brasil
- 2Parceiros técnicos participam de lançamento do Plana Safra da Sicredi Progresso PR/SP
- 3UBS do Jardim Cosmos amplia horário de atendimento a partir de segunda-feira
- 4Educatrânsito celebra 10 anos com atividade na escola São Francisco de Assis
- 5Segunda entrega de alimentos do PAA contempla famílias do Jardim Europa