No dia 18 de julho, a Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM) e a Secretaria Municipal de Educação (SMED) promoverão uma oficina de preparação para diretores e coordenadores da rede municipal de ensino. A ação acontecerá às 14h no Auditoria Acary de Oliveira na Prefeitura e tem por objetivo capacitar os profissionais para o lançamento da “Campanha Quem Ama Abraça – Fazendo Escola”, em Toledo. O município tomou a iniciativa após a participação da secretária de Políticas para Mulheres, Maria Cecília Ferreira, em encontro na última semana em Curitiba.
Para definir as atividades no município, Maria Cecília, juntamente com a servidora da pasta, Jaqueline Machado se reuniu na sexta-feira (13) com a secretária de Educação, Tania de Grandi e a diretora do Departamento de Ensino, Neusa Koval. De acordo com Tania, a Campanha é uma oportunidade de conscientizar a comunidade escolar. “E ensina e através de novas gerações o respeito e a dignidade. A campanha é importante, porque possibilita a abordagem dentro da escola, da necessidade de cultivar e desenvolver um ambiente humano e de respeito entre todos, independente do gênero, os quaisquer que sejam as diferenças”, afirmou.
Segundo Maria Cecília a campanha tem por objetivo discutir o tema da violência doméstica nas escolas, a partir do ensino fundamental. “Cerca de 56% das mulheres que fazem denúncia pela Central de Atendimento à Mulher (disque 180) informam que os filhos presenciam a violência dentro de casa e que 23% desses sofrem violência diretamente e também de maneira reflexa. Assim, quando decidimos falar para as crianças, por meio da educação, sabemos que estamos falando de um assunto que elas, infelizmente, já conhecem. Não podemos fingir que o problema não existe”.
A secretária de Políticas para Mulheres de Toledo cita que a idealizadora do programa, Schuma Schumaher, informou que o Brasil nos últimos 10 anos, tem avançado no desenvolvimento de políticas públicas para as mulheres e que o tema da violência doméstica tem estado constantemente na pauta de discussões de diversos setores da sociedade. “É preciso debater o assunto em todos os segmentos sociais e a escola é sempre o melhor começo“.
Campanha
Lançada nacionalmente em 2011, a campanha “Quem Ama Abraça” faz parte do Pacto Nacional de Enfrentamento da Violência contra a Mulher, do qual a Prefeitura de Curitiba é signatária, em compromisso firmado com o governo federal no dia 23 de julho de 2013. E devido a sua boa repercussão e multiplicação em todo o Brasil, a campanha foi levada para a escola, visando ao fortalecimento desse espaço, como campo privilegiado para a reflexão e a superação das diferentes formas de violência contra a mulher, que possam estar presentes no cotidiano das crianças e jovens. A campanha vai estimular a instituição escolar e outros espaços de educação, para uma ação articuladora e aglutinadora dos diversos canais sociais, públicos ou não, orientar a mulher em situação de violência, ampará-la e estimulá-la a denunciar seu agressor, com mais segurança.
Lançamento 2014
A secretária de Política para Mulheres de Toledo, Maria Cecília Ferreira, participou na quarta-feira (11), do lançamento da campanha “Quem Ama Abraça – Fazendo Escola” em Curitiba. O evento, promovido pela prefeitura da capital estadual e idealizado pela Rede de Desenvolvimento Humano (REDEH). O lançamento contou com a presença da Secretária Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, Aparecida Gonçalves, da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres da Presidência da República.
O convite para participação veio da Secretária da Mulher de Curitiba, Roseli Isidoro. Segundo Maria Cecília, no encontro foi abordado que o Brasil, nos últimos anos, tem avançado bastante no desenvolvimento de políticas públicas para as mulheres. “O tema da violência doméstica tem estado constantemente na pauta de discussões de diversos setores da sociedade. E preciso debater o assunto em todos os segmentos sociais e a escola é sempre o melhor começo”, afirmou.
Foram entregues kits com material da campanha para os professores das escolas participantes e para representantes de instituições que trabalham com direitos humanos. Na ocasião, Maria Cecília também entregou à Secretária Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República SPM/PR, Aparecida Gonçalves, um exemplar do livro escrito pela Moema Viezzer sobre as mulheres no início da colonização de Toledo.
A campanha também conta com a parceria do Instituto Avon e apoio da Fundação Ford, organismos municipais e estaduais de políticas para as mulheres e secretarias de educação de estados e municípios. No evento também estiveram presentes o reitor da Universidade Federal do Paraná, Zaki Akel Sobrinho, a juíza Luciane Bortoleto do Juizado da Violência Doméstica e Familiar, do deputado estadual Péricles de Melo, da representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PR), Sandra Lia Barwinski.