A área havia sido cedida ao Governo de Estado e em 2014 retornou ao município, com a finalidade de utilização para fins educativos. Desde então, a proposta do Planetário começou a ser analisada pela Prefeitura. O projeto irá acarretar ações de popularização das ciências, por meio da Astronomia e ciências correlatas, tornando-se um local cultural, turístico e educacional.
De acordo com o prefeito Beto Lunitti, a visita técnica ao PTI foi fundamental para aprofundar o conhecimento que será utilizado no projeto. Beto ainda comentou, que a nova estrutura será para toda a sociedade. “De crianças a idosos. Vejo que Toledo está no caminho certo para complementar ainda mais as questões pedagógicas e despertar nas crianças a motivação de entrar nos diversos campos científicos”, afirmou.
A secretária da Educação de Toledo, Tania Elisete de Grandi, afirmou que a conquista de um Planetário é um sonho que, com o anúncio, começa a se concretizar. Tania lembrou que já foram iniciados estudos e que o planejamento – projeto, levantamento de custos e outras demandas – devem ser concluídos ainda em 2014. “É uma obra grande e complexa. A intenção é que tenhamos até o final deste ano o projeto finalizado para que as obras se iniciem em 2015. A meta é termos o local funcionando em 2016 e estamos trabalhando para isso” afirmou Tania.
O diretor superintendente do PTI, Juan Carlos Sotuyo, salientou os benefícios de possuir um Planetário. “Ter um empreendimento dessa grandeza em Toledo levará o município a um novo nível cultural, e cientifico. A ideia é extraordinária, e o próprio local que foi escolhido é de ampla magnitude para ponto o turismo da região”, salientou o diretor.
Já o professor e coordenador do Polo, Janer Vilaça, informou que o planetário devera ser dividido em três conceitos. “Para o processo fluir, o contexto deverá ser dentro da pesquisa, turismo e educação. A pesquisa que irá se aprofundar nos mínimos detalhes, o turismo para o rendimento social, e a educação para mudar alguns conceitos errôneos sobre a astronomia cientifica”, finalizou o coordenador.
O que é um Planetário
Um planetário pode ser definido como uma sala redonda com o teto em forma de cúpula hemisférica. Nessa cúpula, através de um projetor de planetário, projeta-se a configuração do céu: a posição das estrelas, do Sol, da Lua, dos planetas e dos outros objetos astronômicos. A sala pode ser uma espécie de auditório contendo poltronas para os expectadores das sessões de planetário.