Ao todo, 66 grupos de tradição gaúcha de 33 cidades do Paraná participaram do evento realizado nos dias 21 e 22 de junho. Além dos CTGs, também houveram participações individuais nas competições de gaita, violão, declamação, chula, trova, causo e canção.
O Festoart é um circuito pré-classificatório para a participação no Feparte (Festival Paranaense de Artes e Tradições Gauchas), que este ano será realizado na cidade de Foz do Iguaçu no mês de novembro.
Na avaliação do Vice Patrão do CTG Chama Crioula, Orandi Gayardo, o 8º Festoart “superou todas as expectativas, foi o maior e o melhor realizado até agora. Estamos muito felizes com os resultados”. Gayardo explicou que o objetivo do evento é divulgar a cultura gaucha. “Essa tradição é forte em nossa região. Fomos colonizados pelos gaúchos. Com o apoio da prefeitura, por meio de todas as secretarias envolvidas conseguimos atingir esse objetivo”.
Segundo Gayardo, a disputa das danças tradicionais é um dos atrativos que mais motiva a participação dos grupos. “Um CTG só traz uma invernada [grupo de dança] mirim, juvenil, adulta e veterana. E ainda tem dois níveis de participação, grupo A e grupo B”.
A Secretária de Cultura, Geni Fabres, também elogiou a organização do evento. “Foi o maior e o melhor. Estava tudo muito lindo e uma organização fantástica”. Ela destacou ainda a “Faculdade do Chimarrão”, que aconteceu durante o festival, levado pela Secretaria de Cultura com o apoio do Sicoob Oeste.
Coordenado pelo professor Airton Ferreira, “as pessoas puderam aprender a fazer um bom chimarrão, desde a limpeza da cuia, da bomba até saborear um bom chimarrão”, exaltou o vice patrão, Orandi Gayardo.
ACAMPAMENTO
Todos os participantes que vieram de outras cidades tiveram a sua disposição vários locais que serviram de acampamento para os grupos: escolas municipais, colégios estaduais, associações de moradores e o espaço da Sociedade Rural de Toledo.
APOIO
A Prefeitura de Toledo colaborou de diversas formas para o sucesso do 8º Festoart, inclusive com apoio financeiro. Por meio de uma Lei Municipal (Lei “R” nº62 de 22 de maio de 2014) foram repassados R$20 mil para a organização do evento. “Esse apoio foi muito importante para viabilizarmos a banca de jurados e os 137 troféus que foram distribuídos no Festival”, frisou Gayardo.
“A municipalidade como um todo deu apoio significativo para a realização do evento, que é um grande ‘ponta a pé’ para que a comunidade de Toledo se prepare para a 6ª Semana Farroupilha, que acontece de 13 a 20 de setembro e promete ser, senão a maior, mas a melhor do interior do Paraná”, exaltou o Prefeito Beto Lunitti, no término do 8º Festoart.
“Quem investe em cultura não joga dinheiro fora” era uma das frases contidas na trova de Jadir Oliveira Filho.