O técnico de manutenção, Marcos Granville explicou como foi o processo de reforma. “Primeiramente retiramos os peixes e a água e deixamos os tanques vazios para que as paredes secassem. Depois foi realizada a pintura e mais uns dias foram necessários para que a tinta secasse. Depois foi realizada a ornamentação e colocado a água para recircular”. Segundo Marcos, a demora da reabertura é para que a água possa recircular por mais um tempo nos tanques. “O processo auxilia com que a água estabilize a qualidade, evitando causar um mal estar nos peixes”, comentou.
De acordo com a coordenadora do Aquário, Marlene Maria Genari, toda a equipe do Aquário está empenhada para realizar os procedimentos corretos. “Essa medida é preventiva para que os peixes voltem sem problemas para os tanques”.
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
O funcionamento para visitação acontece de terça-feira a domingo – das 10h às 12h; das 14h às 16h e das 18h às 20h. As escolas que tiverem interesse em levar turmas para visitar o Aquário podem agendar a visita pelos telefones (45) 3227-3726 / 3055-8795.
ESTRUTURA
A obra realizada pela Prefeitura de Toledo, por meio da Secretária do Meio Ambiente, constitui-se de uma área física de 410 metros quadrados e conta com nove tanques de água doce de tamanhos variados, a fim de abrigar os peixes de acordo com seus portes, hábitos e espécies. No local há também um aquário marinho onde abriga espécies de peixes exóticos e diversos corais. Ao todo estão expostos mais de 60 espécies originárias das bacias hidrográficas dos rios Paraná, Iguaçu e Amazonas.