A presidente do Conselho Estadual da Saúde, Rosita Márcia Wilner, disse que a partir de agora “estamos mobilizados para a realização deste evento que reflete o instante democrático que vivemos, com incentivo ao controle social da saúde”. Segundo ela, todos os 399 municípios paranaenses deverão realizar conferências municipais para trazer suas deliberações à estadual. Por isso, nesta terça-feira (05) o conselho vai fazer uma webconferência para orientar os municípios quanto à realização de seus eventos.
As 22 Regionais de Saúde estarão mobilizadas e cada município participará com quatro representantes para tirar dúvidas e então coordenar suas ações locais. A webconferência será transmitida da Escola de Saúde Pública do Paraná, das 13:30 às 17 horas.
O diretor-geral da Secretaria da Saúde, Rene Santos, destacou a importância da conferência, que será o espaço para discutir e retirar as diretrizes para o Plano Estadual da Saúde 2012-2015. “Este é o momento de reconhecermos as conquistas do SUS, a conquista da universalização da saúde no Brasil. A conferência será o espaço para debater o SUS e para colocarmos em discussão a proposta deste governo de atuar por meio de redes de atenção à saúde, a fim de promovermos um salto de qualidade no atendimento à população paranaense”, disse.
O representante do Cosems (Conselho de Secretarias Municipais da Saúde), Haroldo Ferreira, disse que a conferência será realizada no momento de início de gestão estadual e “as deliberações dão norte ao novo governo, além de dar oportunidade aos gestores municipais analisar seus sistemas e as diretrizes para os dois últimos anos de gestão”.
Amauri Ferreira Lopes, da comissão organizadora da conferência e representante dos usuários do SUS, fez questão de ressaltar a importância do SUS e das conquistas que o controle social tem alcançado no país. “Eu venho da militância da aids e posso dizer que o SUS Paraná é modelo para o Brasil e até para o mundo”, disse Lopes.
Ao serem questionados pela imprensa sobre a qualidade do Sistema Único de Saúde, os representantes do Conselho Estadual foram unânimes em afirmar que o SUS é uma das maiores conquistas da população brasileira. O diretor geral da Secretaria disse que o SUS garantiu a universalização da saúde no Brasil. “Antes do Sistema Único, só tinham direito à assistência os trabalhadores com carteira assinada. Temos que reconhecer as conquistas do SUS e trabalhar para aperfeiçoar o sistema”, afirmou Rene Santos.
SAÚDE
Lançada a 10ª Conferência Estadual da Saúde
Foi lançada nesta sexta-feira (1º), em Curitiba, a 10ª Conferência Estadual da Saúde, que será realizada de 20 a 22 de outubro, com o tema ‘SUS, Patrimônio do Povo Brasileiro – Construindo as Redes de Atenção à Saúde do Paraná’. A conferência delibera a Política Estadual de Saúde e elege a nova composição do conselho estadual para gestão de 2012 a 2015, composta por 72 membros, 36 titulares e 36 suplentes, representantes dos quatros segmentos da saúde – gestores municipais e estaduais, prestadores, trabalhadores e usuários do SUS. Todas as deliberações estaduais serão levadas à 14ª Conferência Nacional, que será realizada em Brasília de 30 de novembro a 04 de dezembro deste ano.
Mais lidas
- 1Aprendizagem na educação básica ainda não retomou níveis pré-pandemia
- 2Paraná exporta mais alimentos que países como Japão, Portugal e Coreia do Sul
- 3Abertura da Conferência da Cidade de Toledo elege membros do Conselho
- 4Produtos com potencial de Indicação Geográfica são apresentados em encontro, no Sebrae/PR
- 5Indicação de condutor infrator poderá ser solicitado de forma online em Toledo
Últimas notícias
- 1Estudo da Fiocruz revela mecanismo associado à gravidade da COVID-19
- 2Esporte Cidadão: equipe de Toledo é premiada no Mato Grosso do Sul
- 3Let’s Dance 2025 terá mostras de dança e workshops para o público
- 4Toledo lidera geração de empregos no Paraná no 1º trimestre
- 5Abre e fecha do feriado do Dia do Trabalhador