Contabilizando as cidades paranaenses com mais de 30 mil habitantes, Toledo está em oitavo lugar no crescimento de empregos, tendo um saldo de 178 novos cargos somente no mês de maio de 2014. A construção civil tem se mantido como o setor que mais gerou empregos, só em maio o setor cresceu (4,71%) em relação ao mês anterior, seguido por serviço industrial de utilidade pública (1,41%). Somente em 2014, a construção civil foi também a que mais gerou empregos cresendo 12,93%, seguido por extrativa mineral com 5,26%. Contabilizando os últimos 12 meses, a construção civil e o setor de serviços obtiveram melhores desempenhos crescendo 8.08% e 7,97% respectivamente.
Somente no ano de 2013, Toledo gerou 1.397 novos empregos. Já de janeiro a maio de 2014, já foram criados 1.072 novos postos de trabalho.
Diversas ações podem estar favorecendo os números positivos da geração de empregos, entre elas o aquecimento dos setores de serviço e construção civil, mas também a maior oferta de mão de obra através da capacitação profissional ofertada e a inserção dos beneficiários do Bolsa Família ao mercado de trabalho.
Toledo foi apontado como o sexto no estado que tem menor dependência do Bolsa Família, promovendo a autonomia financeira dos cidadãos e se considerar o porto habitacional, o município é o primeiro em menor dependência.
A Secretaria de Assistência Social e Proteção a Família tem ofertado cursos profissionalizantes por meio de parcerias com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), através do Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
A boa geração de empregos em Toledo foi um dos fatores apontado como consequência do ambiente favorável para investimentos que está instalado no município, conforme ranking da Revista Exame que coloca Toledo entre as 100 melhores cidades brasileiras para investimentos.