As pessoas que visitaram a Feira do Pequeno Produtor na quarta-feira (25), ao lado da Catedral Cristo Rei, se depararam com um ambiente totalmente diferenciado. A rua XIV de Novembro estava repleta de bandeiras de papel, as barracas estavam todas decoradas e os feirantes trajados de caipiras e distribuindo sacos de pipoca e quentão. Estava acontecendo a 13ª Festa Junina da AFETOL (Associação dos Feirantes de Toledo). Segundo a organização, mais de duas mil pessoas passaram entre as 15h45 e 21h.
O presidente da AFETOL, José Martins (conhecido na feira como “Zé”), informou que a festa junina proporcionou um incremento significativo na arrecadação dos feirantes. “Tivemos um público 30% maior do que nos outros dias de feira. Essa mesma proporção foi percebida na renda dos produtores. Por ser final de mês esse resultado é excelente para todos os feirantes”, comemora.
A feirante Vera Queiroz, da barraca de Produtos Orgânicos, era uma das caipiras trajadas da festa. Ela disse se arrepender de não ter se caracterizado nas edições anteriores. “A festa foi muito legal. Essa é a primeira vez que venho trajada. O pessoal já chega na barraca dando risada, falando ‘como tá bonita’ e acaba quebrando o gelo no atendimento ao público. Por incrível que pareça a caracterização ajuda muito, estamos vendendo super bem e o público está excelente. As outras vezes eu vinha só de guarda-pó, pois ficava com vergonha, mas estou arrependida, pois o resultado foi muito melhor. Deveriam ter mais vezes no ano essa festa”, exaltou.
O público presente também aprovou o evento. “Gostei muito, estão de parabéns!”, disse a empresária Roseli Michalski. “Eu sempre venho na feira e não podia faltar na Festa Junina. Ficou muito legal mesmo”.
Durante a festa foram distribuídos pacotes de pipoca e ofertado copos de quentão ao custo de R$ 1,00. A Festa Junina já é tradição da feira e estava prevista desde o início do ano para acontecer na última quarta-feira do mês de junho, coincidentemente logo após o dia de São João, comemorado no último dia 24. Martins conta que até na divulgação do evento faziam trocadilhos com a data. “O lema utilizado na rádio era esse, ‘dia 24 é dia de São João, mas dia 25, dona Maria, é dia de feira’”.
Parceria com a Prefeitura
Presentes desde sua existência, a Prefeitura de Toledo, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SAA) e o Instituto Paranaense de Assistência Técnica de Extensão Rural (EMATER) apóiam a Feira do Pequeno Produtor de Toledo. A SAA está envolvida desde o fomento a produção por meio de apoio técnico e operacional aos pequenos produtores, a exemplo dos olericultores (produtores de legumes e hortaliças), com fornecimento de sementes, mecanização e preparo de solo, até a seleção dos interessados em comercializar seus produtos na feira.
“Em conjunto com o Instituto Emater selecionamos quem pode ou não entrar na feira do produtor. Nós temos um excesso de gente que quer vender panificados. Temos que garantir a diversificação dos produtos. Se deixarmos tem venda só de pastel, espetinho e panificados e não é esse o objetivo principal, mas sim vender os produtos principalmente in natura, como verduras, legumes, frutas e outros agroindustrializados como o queijo e o salame”, explicou a diretora de Desenvolvimento Agropecuário de Toledo, Geni Serafin.
Ela informou ainda que a SAA disponibiliza trator, encanteiradeira, grade, pé de pato, além de outras ações constantes para incentivar as atividades do pequeno produtor rural.
Extensão
Além da rua XV de Novembro, no Centro, às quartas-feiras, a Feira do Produtor está presente nos bairros. Às terças-feiras, no Jardim Pancera. Às quintas-feiras, funciona no Jardim Coopagro e no Jardim Europa. Às sextas-feiras no na Vila Pioneiro, no Jardim Porto Alegre e no interior em Vila Nova e Novo Sarandi. Aos sábados, a feira acontece na Vila Industrial e Panorama. Atualmente, são ao todo, 70 produtores que expõe seus produtos nas barracas, para a população de cerca de 150 mil pessoas que passam anualmente pela Feira.
Patrocínio
A AFETOL recebeu durante a Festa Junina a entrega de 1,5 milhão de sacolas plásticas Oxi-Biodegradáveis que serão utilizadas pelos produtores para facilitar a entrega e a venda dos produtos aos seus clientes. O patrocínio é da rede de Farmácias Nissei.