Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

SAÚDE

8° Oficina do APSUS vem abordando o tema Saúde Mental com os servidores da Atenção Básica

Na ocasião foi abordada a qualificação na atenção dos pacientes da Saúde Mental. O tema faz parte dos diversos assuntos relacionados à Atenção Primária em Saúde (APS)

27/06/2014 - 08:45


A Secretaria de Saúde realizou nesta quinta-feira (26) mais um encontro da 8ª Oficina de Programa de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (APSUS). Na ocasião foi abordada a qualificação na atenção dos pacientes da Saúde Mental. O tema faz parte dos diversos assuntos relacionados à Atenção Primária em Saúde (APS), abordados com os servidores e foi direcionado aos integrantes das Equipes Estratégia Saúde da Família (ESF) da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim São Francisco. Devido à formação, a unidade permaneceu fechada para o atendimento ao público.
 
Além disso, o encontro, que aconteceu na Escola de Administração Pública Municipal de Toledo (Escola de Governo), reuniu ainda servidores da Central de Especialidades, Farmácia Escola, Secretaria de Saúde, 20ª Regional de Saúde, Vigilância Sanitária e Departamento de Saúde Mental.
 
O objetivo, segundo o médico da ESF do Jardim Europa e tutor do APSUS, Fernando Pedrotte, é discutir o atendimento aos pacientes da Saúde Mental. “Precisamos qualificar a atenção a essas pessoas, desde o acesso, acolhimento, diagnóstico, até o plano de cuidado. Esses pacientes não devem apenas ser direcionados ao Ambulatório de Saúde Mental, devem receber atendimento adequado em todas as unidades”, informou.
 
Outra preocupação é em relação às famílias. “Da mesma forma que os profissionais de saúde devem estar preparados para lidar com os pacientes da saúde mental, devem também saber lidar com as famílias, pois essas pessoas interferem na dinâmica familiar, o que exige uma atenção especial, principalmente quando se fala de ESF”, comentou Pedrotte. Opinião compartilhada pela agente comunitária de saúde (ACS), Eliana Pedroso dos Santos. “A gente que anda todos os dias de casa em casa, vê muitas situações e ouve muitas histórias, por isso é importante estarmos preparadas para ajudar todas as pessoas, como por exemplo, os pacientes de Saúde Mental e as famílias”.
 
Para a técnica da Vigilância Sanitária, Micheli Fantinel, a oficina foi proveitosa. “Aprendemos muitas coisas, como definições e transtornos, e principalmente a classificar o risco, o que possibilita que façamos o encaminhamento adequado. Por isso achei importante o envolvimento de outros setores, porque todos os profissionais de Saúde devem saber referenciar os pacientes”.  Ainda estão previstos encontros, nesta sexta-feira (27), na Escola de Governo, com os servidores da UBS do Jardim Maracanã (CAIC), do Centro de Revitalização da Terceira Idade Doutor Wilson Carlos Kuhn (CERTI/Pioneiro) e do Departamento de Saúde Mental.
 
Cronograma
 
Para o mês de julho, no dia primeiro, é a vez dos servidores municipais da Coordenadoria de Controle e Combate às Endemias e do Departamento de Saúde Mental; no dia dois a formação abrange UBS do Jardim Panorama, Central de Especialidades, NIS/Mini Hospital, Vigilância Sanitária, do Departamento de Saúde Mental, da Farmácia Escola, dos setores administrativos da Secretária de Saúde e da 20ª Regional de Saúde. Encerrando a programação da 8ª Oficina do APSUS, no dia 24, o encontro reúne a Unidade Básica de Saúde do Jardim Europa e o Departamento de Saúde Mental. As etapas do mês de julho acontecem na Escola de Governo.
 
As formações acontecem durante todo o dia e o objetivo é melhorar a qualidade do atendimento a partir da organização da Atenção Primária em Saúde (APS). “A intenção é estreitar as relações entre o estado e os municípios, fortalecendo as capacidades de assistência e de gestão, com vistas à implantação das Redes de Atenção à Saúde (RAS) na implementação do Sistema Único de Saúde (SUS)”, comentou o assessor especial em Saúde Edson Simionato.

Anuncio gene 2