As atividades programadas pela Governo Municipal começaram cedo. Desde as 7h30, no salão da Catedral Cristo Rei, os idosos já estavam se movimentando para participar das ações como as rodas de chimarrão, oficinas e encontro com amigos. Depois do almoços, os idosos tiveram a oportunidade de se confraternizar com muita música embalada por violão, gaita, sanfona, danças, poesia e coral. Os idosos também puderam realizar a aferição da pressão arterial e o exame de diabetes.
A secretária de Assistência Social e Proteção à Família, Ineiva Louzada, explicou o sentido da campanha. “O objetivo do evento é chamar a atenção sobre um problema que é muito sério, que é a violência contra as pessoas idosas. São várias as formas de violência, como a negligência, o abuso físico, a exploração financeira, entre outras. Esta ação é para chamar a atenção e para a sociedade civil ter mais visibilidade desse problema que é tão sério”, afirmou. A atividade envolveu diversas Secretarias de todo o município, que de alguma forma auxiliaram na realização do evento. “Hoje é um dia de festa, de comemoração. Chamar a atenção das pessoas para essa preocupação com o idoso. Nem tudo é felicidade, e fazer uma atividade como essa é justamente isso, chamar a atenção da população contra a violência para o idoso”, contou a secretária de Esportes e Lazer, Marli Gonçalves Costa.
Quem também estava presente durante a realização das atividades, era a secretária de Educação, Tania de Grandi, que falou sobre a importância de ter crianças envolvidas em uma campanha tão séria quanto esta. “Ao trabalhar com as novas gerações, que são as nossas crianças e os nossos adolescentes, nós conseguiremos chegar, e eu acredito nisso, em um dia onde não haverá mais violência contra o idoso”. Para o pequeno Franco Junior de Oliveira, de oito anos, a participação na campanha foi uma aprendizagem. “Aprendi que nós temos que obedecer aos mais velhos, não brigar e nem gritar com eles”, contou.
Além disso, a atividade também foi importante para mostrar à sociedade a importância da pessoa idosa. “Hoje é um momento que retrata todo o dia-a-dia do nosso governo em relação ao cuidado e o carinho que a pessoa idosa deve ter. É um momento que nos coloca para mostrar para a sociedade toledana que para nós construirmos uma sociedade justa, fraterna, digna e harmoniosa, necessariamente nós precisamos cuidar daqueles que moram aqui no município de Toledo”, expôs o prefeito Beto Lunitti.
Os idosos de Toledo adoraram as atividades que foram realizadas, além de acharem muito interessante a realização desta ação. “É importante a realização da campanha, porque assim nós temos uma chance de mostrar para a sociedade que temos valor, e com a participação dos jovens, eles também podem aprender como é importante respeitar”, disse Otavio Bezerra do Nascimento, de 73 anos, participante do CERTI/Pioneiro. Além disso, com as atividades realizadas, os idosos ainda puderam se distrair. “Eu gosto de participar de todos os eventos que tem. No ano passado nós viemos aqui também, que foi realizado o dia do idoso. Eu sempre participei e gosto de participar”, contou a aposentada Alvira Miranda, de 65 anos.
Durante a tarde, participaram das apresentações clubes de idosos de diversos bairros e também de distritos de Toledo. Segundo a coordenadora do Idoso em Movimento, Marcia Spies, a ideia das atividades da tarde era fazer um intercâmbio entre todos os grupos de idosos do município. “Vários grupos tem inúmeros talentos, seja na dança ou poesia, então nós resolvemos juntá-los e fazer essa troca”, concluiu.