Toledo também ultrapassou a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde (MS). De acordo com dados do Departamento de Vigilância em Saúde, cerca de 84% do público alvo já foi vacinado. Com exceção das gestantes, que até o momento contam com cobertura de 76%. A mesma dificuldade é encontrada pelo Estado, que ainda não atingiu a meta para gestantes e segue com a vacinação até que os 80% sejam atingidos em todos os grupos prioritários.
Segundo a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Carmen Garbin, com a ampliação a procura pela vacina deve aumentar. “Além de atendermos os grupos prioritários que já eram estabelecidos, este aumento da faixa etária deve estimular esse novo público a procurar pela vacina”. Carmen lembrou que crianças com até 10 anos 11 meses e 29 dias poderão se dirigir a UBS mais próxima, acompanhado dos pais ou responsáveis.
A imunização protege contra os subtipos do vírus Influenza H1N1, H3N2 e B. A vacina acontece em todas as unidades básicas de saúde do município de acordo com seus horários de funcionamento.
Grupos Prioritários
Além das gestantes e crianças com idade até 10 anos completos, também têm direito à vacina: idosos com mais de 60 anos, mulheres com pós-parto de até 45 dias, doentes crônicos, trabalhadores de saúde, indígenas, população privada de liberdade e trabalhadores do sistema prisional.